sábado, 20 de novembro de 2021

Acredite se puder... Quando é que se conseguirá abandonar a Idade Média?


_________________________________________________________________________________


Ao invés de mandá-los ler os Enciclopedistas; Cioran; Vargas Vila ou, até mesmo, Gregório de Matos, 'preocupados' com o sucesso dos estudantes que, neste final de semana, prestarão o exame do ENEM, os padres de um Santuário de Mato Grosso do Sul, - acredite se puder -, valendo-se de 'forças ocultas', lhes estão presenteando canetas abençoadas, com a insinuação de que seu uso durante as provas lhes garantirá um bom resultado nas matemáticas e lhes orientará, também, para a 'confecção' de uma redação no estilo de Baudelaire... Inacreditável! E os alunos, que desde o Primeiro Grau até agora, suportaram passivos as embromações e os horrores das escolas, fingem acreditar. Será que perderam a fé no escapulário? Sim, porque, mesmo os mais malas e ainda não iniciados nos mistérios do além, o que poderiam dizer? Recusar? Ora!, como suas mães, apostam nessa espécie de feitiçaria e de cola transcendental, nessa espécie de traquinagem e de trapaça contra o saber e o 'destino'... Com a qual, se funcionar, pretendem passar a perna em seus concorrentes, nos burocratas do INEP, em suas famílias e em si mesmos... E isso, que estamos há uns quinhentos anos da Renascença e do Iluminismo... Imaginem como devia ser 'o túnel bárbaro e obscurantista' nos tempos que antecederam Giordano Bruno e Thomas Morus...

Enfim, essa religiosidade fajuta & mambembe reafirma aquilo que assegurava um pensador colombiano: "O único método reflexivo de triunfar é a mentira; a verdade é espontânea e irreflexiva, por isso leva sempre à derrota. Ninguém se salvou por dizer uma verdade; todos os vencedores o foram pelo poder de uma mentira..."





Um comentário:

  1. Essa idiotice religiosa é um nojo!!!! Essa ideia de um deus pessoal inclusive é a ideia mais perigosa e perversa inventada por um bando de crapulas! Pega essa caneta e enfia no brioco cambada de ignorantes fdps!!!!!

    ResponderExcluir