domingo, 16 de maio de 2021

Sábado, 15 de maio de 2021...


Ontem, sábado 15 de maio, houve uma gigantesca manifestação política aqui na capital. Chegaram caminhões, ônibus, cavalos e gente de todo o país. Quem vive aqui já está até acostumado com essas visitas de forasteiros, e todo mundo gosta, pois dão, pelo menos por umas horas, um novo clima à cidade. Um dia são os de esquerda; outro dia os de direita; um dia os garimpeiros, outro dia os índios, as mulheres, os gays, os defensores da maconha, do aborto, da virgindade; da eutanásia, os defensores dos animais, os aposentados, os evangélicos... E todos fazem o mesmo ritual. Se enfileiram à frente dos ministérios vazios e se aglomeram ou ao redor da Catedral ou do Congresso e em frente ao TSF. Sempre fazem os mesmos gestos, dizem e gritam as mesmas coisas, todas amparadas por uma idéia delirante de liberdade e de democracia que nem Platão imaginou. Uma democracia que não houve e que não há, nem aqui e nem na China... Democracia, me lembrava o mendigo K, "é a arte de fazer que o povo seja oprimido pelo povo, no interesse do povo..." Ou então, a soberania do ignóbil, como dizia Barbey d'Aurevilly.

Esta vez vieram para cá em apoio ao governo atual. Quem os observasse atentamente veria logo que eram os mesmos que já estiveram por aqui para apoiar as Diretas já. Depois para apoiar o Tancredo Neves; depois o Sarney, o Color, o Fernando Henrique, o Lula, a Dilma... e agora o Bolsonaro. São profissionais! Mas e o caráter? Trazem suas sanfonas, seus berrantes, seus chapéus, suas churrasqueiras e até seus cavalos e suas misérias. O que pensarão deles os cavalos? E todos, praticamente acima dos 90 quilos, pareciam felizes. Esperança. Havia esperança no olhar desses pobres coitados. Sorte que eu, desde criança, aprendi de De Vigny, que a esperança é a fonte de toda nossa velhacaria... O  mundo para eles parecia ter apenas uma dimensão e ser regido apenas por dois instintos... Ou é preto ou é branco! Ou é de esquerda ou de direita! Ou é 8 ou é 80! Ouvindo-os falar sobre as coisas do mundo, tive a impressão de ouvir cegos descrevendo um arco-íris... Cinco ou seis carros-de-som, um atrapalhando o outro.  E se referiam ao Presidente da República como mito. Mito? O que é um mito? Voltei para minhas apostilas de antropologia... De cada vinte palavras uma era endereçada e dedicada a Deus e outra ao comunismo. O que será Deus e o comunismo para essa gente?

Pensei na Olga Benário que o Vargas mandou de  presente para Hitler incinerá-la... E o comunismo, seria uma variante do demônio? Aliás, acusaram até o governador da cidade, o Ibaneis, de ser comunista. O que deve ter pensado Marx ao ouvir essa idiotice? Aliás, o que deve ter pensado o coronavírus de toda aquela promiscuidade? E de um dos caminhões vinha um grito aparentemente cheio de testosterona: Todo governo que é contra Deus paga caro! De outro caminhão alguém lembrava que a mulher do Ibaneis é evangélica .

E não havia água. Os ambulantes haviam sido enquadrados pela polícia. Prenderam e algemaram um sujeito que andava por lá com uma garrafa de cachaça nas tripas... Água! Não se pode nem beber água! Voltaram a atacar o Ibaneis por isso: Genocida! De outro alto-falante alguém volta a lembrar que a mulher do Ibaneis é evangélica.

Um sujeito entrou em surto e passou a rezar uma Ave Maria atrás da outra. Foram cinco num só fôlego, até que alguém, mais sóbrio, lhe  arrancou o microfone das mãos.

Churrasco. A carne veio de Jataizinho, dizia orgulhoso o churrasqueiro.

O STF é um câncer! gritava uma camponesa delicada, com um dente de ouro e duas tetas apetitosas, sem saber muito bem o que estava dizendo. E os jornalistas da Globo são soldados do inferno! - retrucou outro...

O que se ouvia não era linguagem, era metalinguagem. Dogmas, naturalmente indecifráveis... Espigas de milho e até uma bandeira de Israel. O que pensariam os judeus? E os camaradas do Hamas?

Rezavam em voz alta. Entendi de subito quais foram os pré requisitos para a inquisição. Chegaram a incluir na última frase do Pai Nosso a palavra PT e Lula. (Livrai-nos de todo o mal, do PT e do Lula, Amém!) Queremos voto impresso! Queremos voto impresso! Com todo o respeito pela ignorância, pensei: é o povo! São os eleitores! Foram eles que elegeram o Color, o Fernando Henrique, o Lula, a Dilma, o Bolsonaro.... E que elegerão o próximo que lhes prometer que incluirá na cesta básica dois iogurtes de Queensberry...

Portanto, é muita pretensão exigir que se entre agora na era da civilidade...

Um mendigo de uns 80 anos, que veio por engano numa das caravanas e que estava encostado no mastro da bandeira, olhou-me de cima-a-baixo e murmurou esta frase de Diderot:  "o género humano durará para sempre, mas a pátria terá que desaparecer..."

Se esparramava um sol estupendo por sobre a cidade...

De bem longe se ouvia ainda a batida dos bumbos...

Um comentário:

  1. https://www.nsctotal.com.br/colunistas/anderson-silva/bandeira-nazista-e-balancada-por-homem-em-predio-de-florianopolis-policia

    ResponderExcluir