sábado, 8 de maio de 2021

E se o Longa Marcha 5 B, chinês, cair sobre teu telhado? E logo no dia das mães...





As discussões obsessivas e intermináveis hoje, aqui nos botecos de Brasília, são sobre a reentrada na atmosfera do foguete chinês, curiosamente chamado Longa Marcha 5 B, que deverá despencar sobre a terra lá pelas 10:00 da manhã de amanhã... Longa Marcha 5 B! Com esse nome, quem é que não se lembra da Grande Marcha, do Mao Tsé Tung?

E os bebuns, neste final de sábado estão excitados com a possibilidade dessa merda desgovernada ou de alguns de seus destroços cairem sobre suas garrafas e sobre suas casas, e logo amanhã, dia sagrado das mães, bem na hora da macarronada com brócolis... e com a garrafa de Casal Garcia tinto recem aberta. Seriam os últimos tragos?

Dizem que a chamada Comunidade Internacional também está preocupada...  Acabam de acusar a China de espalhar um vírus sobre o mundo e agora essa outra surpresa. Quê baixo astral dos chineses! E os  sujeitos da mesa ao lado, uns já babando sobre os outros insistem em querer saber o que diria o chefe da OMS? Da OMS? Pergunta outro. Mas o que tem a ver o Tedros Adhanom com isso? Confusão etílica! E não pensem que se trata de um foguetinho tipo o que levantou da base de Alcântara no mês passado! Alerta um deles. Dizem que tem 33 metros de comprimento, por 5 de diâmetro e que pesa 20 toneladas. Praticamente como um de nossos prédios. Dizem os catastrofistas mais experientes, que se cair inteiro ali na esquina, saltaremos pelos ares como pulgas. Que se cair no mar, jogará o mar, os tubarões, os corais e os lambaris para fora de seu leito eterno e que quem passou a vida inteira poupando para comprar uma gaiola à beira mar, terá um prejuízo incalculável. Se se desintegrar no ar, como apostam seus autores, o risco é que caiam sobre as cabeças do mundo apenas uns destroços, umas carcaças de titânio aqui, uns escapamentos em chamas ali, alguns parafusos incandescentes e em alta velocidade sobre as catedrais e sobre os lupanares... Mas, como Deus é brasileiro... não nos acontecerá nada! Não é verdade?   E as mães? O que pensarão as pobres mães? Logo no seu dia, para o qual estão se preparando há semanas, limpando as vidraças e tomando chá de maracujá... Porque - segundo elas -, não é mole ter que passar três ou quatro horas com a prole reunida, mesmo quando esta, por culpa ou por estratégia, lhe encha o sofá de pacotinhos com pequenas e inúteis bugigangas ... Quê furada! Depois da pandemia, agora esta! Teria alguma conspiração em marcha? E alguma mensagem secreta nessa catástrofe? Onde enfiaram meu tratado sobre Nostradamus? Quem roubou minha Kabala??? Onde está o telefone da madame Blavatsky? O que estará profetizando o Le Goff? E o Paulo Coelho e os Centros Espíritas? Os arquitetos desta bola de lôdo estariam decididos a desabita-la? Ah!, como não lembrar com nostalgia de nossos primos rinocerontes e de nossos parentes dinossauros?

No boteco, colocam na radiola uma música dos puteiros latino-americanos dos anos 80.  Os clientes, ainda com sinais da S. de Korsakoff, se derretem em lágrimas...

Eu, por precaução, tirei as roupas do varal; deixei a pia limpa; li sete ou oito páginas sobre os truques para não reencarnar; coloquei meu violino num estojo de veludo; estou carregando as baterias de minha câmera, limpando as lentes e preparando-me para, se for o caso, registrar o desastre.


 


Um comentário:

  1. https://www.uol.com.br/tilt/noticias/redacao/2021/05/09/foguete-chines-foi-visto-em-diferentes-partes-do-mundo-veja-registros.htm

    ResponderExcluir