domingo, 23 de maio de 2021

A madeira clandestina que estava quase chegando à New Orleans...

Observem como os idealistas, "os que acendem cirios no altar do ideal, na maioria das vezes são subvencionados por uma fábrica de velas". P.



 



Muita gente ainda está impressionada com o gesto "ético-generoso" dos EEUU de devolver várias toneladas de madeira brasileira que entrou ilegalmente naquele país. A velhinha do mercado, que está fazendo um curso sobre capnomancia, me dizia:

Mas, meu Deus!, se você não consegue entrar naquele país nem com uma garrafa de água na mala e nem com um vidrinho de patchuli no bolso, como é que deixaram entrar toneladas de madeira? E o que teria acontecido para que resolvessem devolvê-la?

Já, o Mendigo K, ex-stalinista, resmunga desconfiado: como é que um país que teve o despudor de lançar dois artefatos atômicos sobre cidades japonesas e, anos depois, de espargir um herbicida desfolhante sobre as florestas do Vietnã, protagoniza agora um ato demagógico destes e em 'defesa' logo de uma floresta? Qual é a verdadeira intenção do Big Brother? Imagine: um consumidor inveterado de cocaína, um belo dia, resolver, por puro moralismo, devolver os papelotes ao traficante e mais, para que o ato tenha repercussão, o fazendo através do pastor de uma seita... Ninguém tem dúvida de que se trataria de uma conversão que entraria para a história universal da infâmia, como diria Borges.

A velhinha, que ouvia com atenção a tese do mendigo, completou: vamos ver quando é que vão começar a devolver os lingotes de ouro e as pedras preciosas que também saem clandestinamente da Amazônia... E quando é que o Vaticano começará a devolver a fortuna que os pobres e ignorantes beatos da América Latina lhe enviam mensalmente...

O mendigo riu e ironizou: imaginem como deve ter sido excitante para os afetados da mídia londrina e parisiense acordando às 5 da manhã para, ainda de camisola e tamancos rosa, começarem a enviar para suas agencias as manchetes hiperbólicas sobre o caso... Imaginem a adolescente lá da Noruega, convocando uma assembléia com os druidas encolhidos na copa das árvores... Imaginem os discípulos da igreja maradoniana de Buenos Aires, discutindo com os membros americanos da Amish, sobre questões ambientais... (deu uma gargalhada).

E a madeira está sendo enviada de volta para o Brasil. O que farão com ela? Deixarão que apodreça ali nos fundos da Receita Federal? Por que não aproveitam para levantar um altar ou um monumento à desonra?!

Sobre o nosso ministro do meio ambiente que está sendo acusado desse escândalo, - completou o mendigo - só tenho uma pergunta a fazer: o que se pode esperar de um ministro que, com mais de 40 anos, ainda tem uma conta bancária conjunta com a mamãe?



Nenhum comentário:

Postar um comentário