quarta-feira, 14 de outubro de 2020

Alfred Nobel... E suas possíveis intenções secretas ao inventar a dinamite...



"Quase todo mundo" se lembra da professorinha, sessenta anos atrás, com sotaque de imigrante, falando de Getulio Vargas, do Sputnik 1, de Santo Antonio e de Alfred Nobel em suas prédicas. Não é verdade?

Algumas, dependendo do dia, até se emocionavam ao falar do PRÊMIO NOBEL e ao relatar que, de fabricante de explosivos, de dinamite e de armas, aquele sujeito havia se tornado um homem quase santo, muito rico, e que, antes de morrer, destinou sua imensa fortuna àqueles que continuassem, pelos séculos a fora, queimando incenso em sua memória. E quando ouvirem qualquer tipo de explosão, mesmo que seja de um bujão de gás, lembrai-vos de mim!

Crianças.., ignorantes... e em pleno processo de adestramento, ficávamos boquiabertos com as palavras da "tia" e achando que a vida iria ser uma maravilha...

O culto a Nobel e às suas Coroas Suecas! Tudo bem. É a vaidade, essa doença infantil que não acaba nem mesmo depois do ato final. Mas o que deve ter pensado esse inesquecível defunto, na semana passada, ao ver que parte de sua fortuna, (o tal prémio Nobel de economia) será dada a dois senhores pela humanitária bravata de apresentar ao mundo uma nova TEORIA dos leilões?

Leilões? Caralho! Quem é que não tem asco por leilões? Sejam eles dos pentelhos de Ava Gardner; da última caixa de charutos de Freud; dos Manuscritos de Sade; de carros confiscados de traficantes ou das obras de Picasso?

E quê benefícios essa nova TEORIA SOBRE OS LEILÕES poderão trazer para a humanidade? Principalmente agora?, para uma humanidade que está há sete oito meses se debatendo entre hospitais, estatísticas fajutas e cemitérios, em guerra com um vírus e atirando para todos os lados, sem ter conseguido sequer  produzir algum novo tipo de 'aspirina' ou de 'elixir paregórico' para interromper sua marcha?

E o NOBEL de literatura, à poetisa americana?

Sinceramente, não consigo ver nenhum nexo entre aquele fabricante de explosivos (quase o precursor do terrorismo do século XIX) e a beatice dessa poetisa! 

E o que esse milionário defunto pensaria do Nobel da Paz, que este ano foi concedido à  FAO, àquela organização fundada em 1945 com a finalidade de saciar a fome e consolar os pobres e os fodidos do planeta?, quando, todo mundo vê, que a miséria e a fome, de lá para cá, só vêm aumentando?

O Mendigo K, depois de comentar esses igNOBEIS assuntos e dar uma longa gargalhada, me perguntou: Bazzo, será que o velho Nobel, já naqueles tempos, secretamente, não cultivava algumas "segundas intenções" com seus inventos?...


 


Nenhum comentário:

Postar um comentário