terça-feira, 31 de março de 2020

Tudo bem, mas e o saneamento básico?


DALLA Venezia

"Fechava os olhos e entrava na ardente escuridão, esquecido de tudo, como o fumador de ópio que, ao entrar no asqueroso antro onde o patrão chinês fede a excrementos, acredita recobrar os céus..."
R. Arlt.

E o saneamento básico?
Com a visita do coronavírus, de uma ponta a outra do planeta só se fala em lavar-se as mãos, equipar os ambulatórios e "evitar mortes".
Mas, e o saneamento básico? 
E quando o coronavírus voltar a hibernar?
Nem é necessário ter dois ou três doutorados em saúde pública para saber que praticamente 80% das demandas hospitalares no Brasil, têm origem na insalubridade, nessa porcaria toda e na precária qualidade das águas consumidas pela população em geral.
E nem estou falando só do Brasil que, como todo mundo sabe, nas periferias e fora do exibicionismo das capitais, é um horror. Em São Paulo, por exemplo, a vinte minutos do MASP há córregos de mierda que passam praticamente por dentro dos barracos. E veja o que sai dos encanamentos das casas que ficam a vinte minutos pela retaguarda de Ipanema...
E se você circular pela periferia de Paris, de Roma, de Pequin, as coisas não são muito diferentes. Também lá há excrementos correndo no fundo das casas!  E, o mais bizarro e incompreensível, é que os PROFETAS DO ABSURDO, bem como os senhores do G20, da OMS, da UNESCO, da OIT, das ONGS de veganos e das confrarias de hipocondríacos do planeta inteiro, sabem muito bem disso. Fanfarrões miseráveis, a quem se deveria atribuir grande parte das misérias do mundo!
Mas, qual é o problema, afinal? 
O que é que essa afinidade e cumplicidade com os dejetos quer nos dizer?
Seria um ódio enrustido contra a espécie? Contra si mesmo? O instinto de morte descrito por Freud?
E as autoridades de plantão, que levam sua garrafa de Perrier na bolsa, não dão um pio sobre o assunto! Ao invés dessa masturbação cotidiana sobre o "vírus chinês" e a desgraceira que se aproxima, se deveria, pelo menos, garantir aos sobreviventes que, seis meses depois, sobre as cinzas e sobre as lágrimas, o país inteiro terá um sistema de saneamento básico completo. E mais: que se prestará contas dos trilhões que nos últimos cinquenta anos foram destinados a esse fim, mas que foram roubados, inclusive por gente que, frequentemente aparece por aí fingindo ser revolucionária, fazendo apologia da própria honra e da suposta dignidade de seus ancestrais....  
Ah, os esgotos! Um horror! Uma idiotice. Uma falta de tesão pela estética e pela vida! 






Nenhum comentário:

Postar um comentário