domingo, 18 de abril de 2021

Somente tijolos na parede... Várias...


[... como uma jangada que se recusasse e reconhecer um transatlântico de vinte mil toneladas...]

Bernard Shaw

(IN: Casa de orates)


 I. A anulação das condenações do Lula feita pelo STF nesta semana, mexeu não só com os mendigos, mas com quase todo mundo que tem um ou outro parente condenado e preso... trancafiado numa cadeiazinha miserável de fundo de delegacia ou apodrecendo no inferno de uma penitenciária e ainda sem julgamento... E muitos, enjaulados por bagatelas, pelo roubo de um guarda-chuva, por vingança... por problemas íntimos e pessoais dos policiais e dos juízes... Imagine - dizia o mendigo K - se as condenações do Lula que envolviam a rapinagem de bilhões de reais, que foram todas televisionadas, acompanhadas pelos jornais, respaldadas e homologadas por vários juízes e tribunais, são agora consideradas invalidas e anuladas, imagine então como devem ter sido as prisões de 99% de nossos presidiários... E quem é que vai rever e anular suas condenações? Já que eles não dispõem sequer de um advogadozinho de merda que fique, durante anos, fazendo petições e reinterpretando os Salmos, os Artigos e as Cláusulas pétreas das brochuras sagradas???

***

II.Tendo em vista que a pandemia está absolutamente desenfreada e que os cemitérios já não dão conta da demanda, o Ministério da Saúde, recomendou ontem que as mulheres 'evitem engravidar' enquanto as coisas não se amenizem. Muitas donas de casa e até de senhoritas ficaram em dúvida se ele estava recomendando para que não esquecessem de tomar a pílula; para que ajeitassem bem o DIU, para que voltassem a praticar o coitus interruptos... ou, para que fechassem bem as pernas e radicalizassem ainda mais na ausência de sexualidade...

***

III. Mais da metade do país, ontem, assistiu de boca aberta e quase de joelhos ao funeral do monarca britânico. É impressionante como a população dos países periféricos tem uma idolatria mais do que religiosa pelas monarquias, pelos ricos e pelos poderosos. É espantoso como aquelas imagens de príncipes e condessas, da rainha e até dos lacaios, todos de preto, uns com chapéus, outros de cabeça baixa, com andar fúnebre, marcial, ensaiado e quase wagneriano, no meio de cavalos, de canhões e de bispos, eletrizam as castas inferiores, os párias e o populacho. Realezas & Monarcas! Como é possível que o mundo, que se crê vivendo no iluminismo, tenha tolerado até agora esses bolsões de nobreza de 'inspiração divina' enquanto 80% da humanidade se debate literalmente entre o pelourinho e a merda? Como é possível que eles próprios, depois de tantos séculos, não se envergonhem desse teatro?



Nenhum comentário:

Postar um comentário