sábado, 16 de janeiro de 2021

Mario Quintana.., o filósofo gaúcho... Uma maravilha!

 Neste sábado, 16 de janeiro de 2021, com o mundo transformado num verdadeiro inferno, descubro que Mario Quintana (o filósofo gaúcho) parece ter escrito especialmente para tempos de epidemia. Leiam. Uma maravilha. Com ele se pode aprender o essencial para a vida: a pensar, a raciocinar, a falar e a escrever. 

Como as livrarias faliram ou estão temporariamente fechadas, reproduzo abaixo, para outros prisioneiros à beira do abismo, como eu, algumas de suas geniais reflexões que estão aqui em seu livro: DA PREGUIÇA COMO MÉTODO DE TRABALHO:

1.  Nada foge de seu destino histórico, seja um império que desaba ou uma barata esmagada.

2. A preguiça é mãe do progresso. Se o homem não tivesse preguiça de caminhar, não teria inventado a roda. Não poderia  viajar pelo mundo inteiro.

3. Idades só há duas: ou se está vivo ou morto. Neste último caso é idade demais, pois foi-nos prometida a eternidade.

4. Está fazendo 35 graus à sombra, e vai piorar, graças ao Diabo.

5.  Mas quem sabe se o diabo não será o Mister Hyde de Deus?

6. O que eu mais temo não é o Sono Eterno, mas a possibilidade de uma insônia eterna.

7. Todo mundo sabe que o único que sabe a Bíblia de cor, tintim por tintim, é o Diabo.

8. Não sou repórter, as informações aborrecem-me, não acredito na observação direta, não sei o que fazer quando me apresentam a uma paisagem.

9. Nunca se deve atacar ninguém com a faca enferrujada; pode trazer consequências imprevisíveis...

10. "O Universo é uma nódoa na perfeição do Não-Ser."

11. Mas a verdade é que choro de criança sempre me provoca o complexo e Herodes...

12. Se há coisa mais incurável que um poeta é o leitor de poemas...

13.   Dante exagerou: Paolo e Francesca não poderiam sofrer tanto assim, pois mesmo no inferno continuavam juntos. Ou quem sabe se não seria exatamente este o castigo? Eternamente juntos!

14.  Há críticos que, em vez de me julgarem pelo que sou, julgam-me pelo que eu não sou. É como quem olhasse um pessegueiro e dissesse: "Mas isto não é um trator!"

15. O que não está na Bíblia está em Shakespeare ou vice-versa.

16. Imagino o alvoroçado cacarejo de uma franguinha nova ao botar o primeiro ovo: "Enfim! Já sou mulher!"

17. Nunca perguntes que horas são na presença de um defunto.

18. Imagino a dona Gertrudes de biquini e tapo os olhos.

19. Não é só quando eu estou trabalhando que as visitas importunam: é quando não estou fazendo nada.

20.  Último bilhete deixado por um obstetra suicida: Parto sem dor.

21.  Não era porque não acreditássemos em Deus que a  religião começou, um dia, a decair. Era que  ninguém mais acreditava no Diabo.

22. Mas há as que nos compreendem... Ah, essas são as piores!

23.  Em nossa vida ainda ardem os lampiões de esquina... e é tolice indagar onde é que estão agora.

24. O infinito não passa de um oito deitado. A eternidade, de um relógio sem ponteiros.

25. Sou um herege de todas as religiões.

26. E se eles te apertarem muito sobre o que quiseste dizer com um poema, pergunta-lhes apenas o que Deus quis dizer com este mundo...


 



Um comentário:

  1. Bravo, Bazzo! Escolheu a dedo! Quintana é o maior barato. Quando foi despejado do hotel onde morava por falta de pagamento uma amiga preocupada com sua situação perguntou-lhe onde iria morar. Ele disse:- não importa. Eu moro mesmo é dentro de mim. Grande sujeito!

    ResponderExcluir