domingo, 17 de janeiro de 2021

La Pasionaria... O mito...

  •  

    Quase todos os dias, de domingo a domingo, passa aqui em baixo de minha varanda, um homem de uns 35, 40 anos implorando por ajuda. Não tem o aspecto clássico de um mendigo e fala em nome de Deus. Por favor, me ajudem, em nome de Deus. Por misericórdia! Qualquer comida; qualquer coisa... Estou desempregado e tenho mulher e filhos... Tenho fome. Preciso comprar remédios... Por amor de Deus! Me ajudem...
  • Por trás das cortinas das janelas os moradores se movem. Espiam. Querem, pelo menos, ver o perfil daquele desgraçado. O homem vai mudando o tom de seu lamento. Tenham piedade! As cortinas se movem...
  • Apareci de corpo inteiro na janela. Ele me olhou, inicialmente, com submissão e esperança, achando que eu poderia jogar-lhe um pacote de grão-de-bico ou um salame da Sadia. Mas, quando percebeu que eu era mais um curioso, um espectador de sua miséria, passou a olhar-me diferente, como se estivesse me amaldiçoando: Pequeno-burguês de merda!  Funcionário público de bosta! Que Deus lhe dê em dobro...
  • Fechei delicadamente a janela e voltei a ler a história da Pasionária, daquela velha comunista espanhola, meio Madre Tereza, meio Stalinista, meio franquista... Um mito que todo proletário espanhol tem emoldurado e pregado às paredes de seus 
  • casebres, ao lado de um touro e a quem queima diariamente incenso e canta a Internacional... 
  • Na página 68, a estrofe de uma canção que a velha Pasionaria havia aprendido das freiras:

  • "Arriba parias de la tierra,
  • en pie, famélica legión.
  • Atruena la razón en marcha,
  • es el fin de la opresión..."

  • Agito a colher para dissolver o cacau no fundo da xícara com contornos azuis que me foi enviada da Romenia... Lá de baixo, continuava vindo até minha varanda a voz daquele homem caído em desgraça e se debatendo na mais terrível das humilhações: por misericórdia! Me ajudem... Em nome de Deus! Qualquer coisa para alimentar meu filhos... Uma vergonha imensa corre-me pela medula.
  • Atrás das cortinas dos apartamentos, as sombras espiavam e  continuavam se movendo...  todas impotentes e travadas... intoxicadas pela  desculpa de que como O fim dos tempos está próximo é melhor seguir ardentemente esperando pelo retorno do Messias... (Afinal, essa espera já dura, no  mínimo, mais de dois mil anos...)
  • Lá de baixo, a voz grave implorando outra vez: PELO AMOR DE DEUS!
  • Como é possível ficar indiferente a isso?

  • Um comentário:

    1. Depois da "Origem do mundo" do Courbet a sociedade está mais uma vez escandalizada com uma Xana
      https://www1.folha.uol.com.br/ilustrada/2021/01/espanto-com-escultura-de-vagina-gigante-tem-50-tons-de-misoginia.shtml

      ResponderExcluir