terça-feira, 7 de abril de 2020

Pirenópolis imita os sicilianos durante a Peste de Siracusa... e fecha os portões da cidade...

"Deus aperta, mas não enforca!
João do Rio
(IN:A alma encantadora das ruas, p.357)


Fundada lá por 1700, a cidadela de Pirenópolis, ali no interior de Goiás, que, aliás, é uma maravilha, foi interditada para turistas e forasteiros. Por agora, só entra quem tem comprovante de moradia fixa. Mais ou menos nos moldes das cidades de Atenas e de Roma, nas epidemias medievas. Lembram da Peste Negra? Da Bubônica? da Peste de Atenas e da de Siracusa?
Os burocratas e os ASPONES (= Assessores de porra nenhuma) aqui da capital, que costumavam, nos finais de semana, "pegar" uma secretária, duas garrafas de champanhe e ir para lá, estão verdadeiramente chateados.  Para onde poderão ir agora? Como sobreviverão sem a Alma encantadora das ruas?
E as pousadas, os hotéis e pensões aos pés dos Pirineus - segundo os moradores - estão literalmente às moscas. Como aqueles crápulas da plusvalia sobreviverão nestes tempos de pandemia? Eles que cobravam dos Don Juans brasilienses preços abusivos e  até superiores aos de hotéis tradicionais de Sófia, na Bulgária ou aos de Paris, na França?
Mas, calma, calma.., para quem quiser burlar a guarda, já esta surgindo uma solução: segundo outra fonte, os malandros de plantão já estão falsificando e vendendo atestados falsos de moradia aos interessados. 
Que pensará dessa gente o Coronavírus?
O mendigo K, que está vagabundeando por lá, mandou-me este whatsapp: Relaxe, que 'Deus aperta mas não enforca'!

Nenhum comentário:

Postar um comentário