segunda-feira, 6 de abril de 2020

Não só os respiradores, mas até o papel higiênico para limpar-se o cu, é importado...

"A desgraça desta terra é esse grande número de poetas. Se em vez de tocadores de viola tivéssemos fabricantes de alpergatas, esse sertão seria muito mais adiantado..."
Prado Ribeiro

Além de todas as desgraças que ainda podem estar nos esperando, a chegada do coronavírus ao Brasil está escancarando a precariedade de nossa república, de nossas "redes" de saúde e, principalmente, a precariedade de nossos setores industriais. Apesar da queimação sistemática de incenso sobre as cabeleiras brancas de nossos "ex-ministros", de "ex-presidentes", de nossos supostos industriais e daqueles politólogos, sociólogos, aspones esclarecidos e corruptos escolados que, nos últimos 50 anos, escreveram tratados e mais tratados sobre a tal TEORIA DA DEPENDÊNCIA, (A.G.Frank, Mauro Marini, Vania Bambirra, Fernando Henrique, Paul Baran e etc), na verdade, até agora, qualquer um percebe, a sobrevivência do Brasil e da América Latina inteira depende, inclusive no essencial, quase que completamente de outros países e de máfias internacionais. Veja-se agora o caso das máscaras cirúrgicas e dos tais respiradores. É ridículo que tenhamos nos embrenhado política e economicamente, como cabras mansas e passivas, nesse labirinto de subdesenvolvimento e pior, como gostava de insistir o Mendigo K, (quando ainda dava aulas) sem conseguirmos produzir nem mesmo o papel com que nos limpamos o cu. Ridículo! E ao invés da mídia voltar sistematicamente a ouvir a opinião "sócio-econômica" dessa velharada do passado recente, deveria convocados-los a um tribunal popular para que expliquem porque nos enfiaram nessa furada.  Por que é que agora precisamos importar respiradores de Pequim, (quando nossos hospitais universitários poderiam produzir centenas por semana); como é que precisamos importar máscaras (quando as costureiras de fundo de quintal poderiam produzir milhares num sábado à tarde) e nem vou falar do papel higiênico. Ridículo! Filosofia de subalternos. 
E, o mais bizarro é que, para quem quiser ouvi-las, essas vacas sagradas ainda estão cacarejando por aí. E não param de, depois de um longo suspiro, exclamar:  Ah! esse desenvolvimento voltado para fora, é o que nos mata! Observem, como nada é mais pernicioso (e iatrogênico) do que a erudição num subdesenvolvido. 
E as vacinas? Ter que importar vacinas da INDIA, é quase inacreditável! Você conhece a Índia? Não? Então vá!
Enfim, agora, depois de séculos ajoelhados e cercados de charlatanismos por todos os lados e pregando o otimismo por aí como babacas, nós e a América Latina inteira, de quatro, só temos duas alternativas: escolher quem seguirá nos enrabando: se a China ou se os EEUU? Qual você prefere, santo e profeta humanista?

Nenhum comentário:

Postar um comentário