____________________________________________________________________________________
"É como se disséssemos que as ervilhas fazem brotar a primavera"
(Théophile)
Sinceramente, se não fosse o Bolsonaro e os senadores da CPI, nossos dias de confinamento já teriam se tornado insuportáveis.
Cada manhã os jornais trazem uma novidade, e uma mais exótica e risível do que a outra. Esta, de hoje, me parece a mais espetacular de todas: vão processar o Bolsonaro, o Presidente da República, O capitão do exército, por charlatanismo e por curandeirismo... E tudo por causa de uma tal Ivermectina! Até minhas frigideiras estão rindo! Não é possível! Deve ter havido algum engano, alguma confusão! O repórter deve ter queimado um baseado sozinho e entendido mal!
Vamos convocar urgentemente os antropólogos, os psicanalistas e a Maria Sabina, para definir melhor essas duas práticas. O quê dizem os compadres do CID 10? E o DSM-IV? O que diz o Dictionnaire de la folie e a Encyclopedia of aberrations, sobre o assunto? Charlatanismo? Curandeirismo? Heresia? Uma afronta a Hipócrates e a Pasteur?
- Vossa excelência jura, perante este tribunal, perante a Constituição e perante Deus, que já não crê e que não queimará nunca mais incenso no altar da Ivermectina?!
- Vossa excelência confirma que nunca foi ao Estado de Oaxaca comer Hongos alucinógenos com a feiticeira Maria Sabina?
- Vossa excelência manteve contato com as duas italianas que estavam lá, alucinando no interior de uma cabana edificada ao lado de um precipício e ao redor de uma imensa fogueira? Que tipo de assunto discutiram?
- Por orientação de meus advogados, permanecerei em silêncio...
E la nas montanhas mexicanas, daqueles tempos, o conselho sincero e delirante da velha mazateca:
[... Cura-te a ti próprio com a luz do sol e com os raios da lua. Com o som do rio e da cachoeira. Com o balanço do mar e o agito dos pássaros...] .
Seria queimada na mesma fogueira do Bolsonaro, pelos inquisidores?
O mendigo K, que tem uma filha que vende unhas de gato (das patas traseiras) como remédio miraculoso, me perguntava, meio preocupado: Bazzo, será que depois do Bolsonaro vão indiciar também os feiticeiros das 300 seitas aqui da cidade? Os padres; os astrólogos; os balconistas de farmácias; os pais de santos; os pastores; os macrobióticos; os corretores de imóveis; as vendedoras de especiarias na Feira do Guará; o pajé da rodoviária e os rabinos? E os poetas selvagens da ayahuasca? E os que juram que viram um alienígena pousar nu sobre o para-raios de uma pastelaria chinesas, serão encarcerados? E a senhorita que faz curas com cristais e que sobrevive da aromaterapia, o que será dela? E o pessoal da RosaCruz e os que, nas noites enluaradas, convocam os espíritos? Mas e os discípulos e professores da Dança Sagrada de Gurdief? E as cartomantes? E aqueles catequistas que recentemente vendiam feijões sagrados e óleo de Israel para espantar o vírus? E a turma do vinagre? Da Nova Era? Da New Age? E meus antigos conhecidos do xamanismo? Da magia? e do Cosmocentrismo? Os holistas e os captadores das Forças Cósmicas. E os leninistas que seguem prometendo que um dia, os operários terão até urinóis de ouro em baixo da cama? E as milícias del más allá? A turma do sal grosso, do escapulário, do guizo de cascavel e dos patuás? Será que toda essa gente será condenada pelos senhores da CPI? Sem falar das instituições listadas abaixo, pela pesquisadora Deis Siqueira, todas em atividade aqui na Capital da República e pelo país a fora:
São antes de tudo buscadores. Autodenominam-se Associação (Cul- tural Brasil-China, Holística Vale do Sol, de Estudo Universal), Cavaleiros (de Maitreya), Centro (Eclético da Fluente Luz Universal), Cidade (da Fraternidade, Eclética), Collegium (Lux), Espaço (Holístico Lakshmi Vishnu), Fé (Bahá‘i), Filhos (da Terra), Fraternidade (da Cruz e do Lótus), Fraternidade Eclética (Espiritualista Universal), Forças Mentais (do Planalto), Fundação (Arcádia, OSHO), Grupo (Aglutinado da Nota Sol), Instituto (Branay, Solarion), Legião (da Boa Vontade), Loja (Maçônica), Movimento (Gnóstico Cristão Universal do Brasil na Nova Ordem), Ordem (Dos Quarenta e Nove, Espiritualista Cristã Vale do Amanhecer, Rosa Cruz-AMORC), Ponte (Para a Liberdade), Santuário (Dourado), Sociedade (de Eubiose, Fraterna do Lótus Sagrado, Internacional de Meditação, Teosófica, Sahaja Yoga), Templo (da Sabedoria Jnana Mandiram).
Enfim, são estas e outras façanhas dos representantes da democracia, da república e do além que nos fazem acordar todos os dias mais ou menos fascinados pelas novidades, pelo desespero, pelo frenesi e pelas loucuras do mundo...
Nenhum comentário:
Postar um comentário