sábado, 4 de janeiro de 2020

Morre TT Catalão. Outra evidência de que a vida é uma canção que não tem sentido.

 E “Não digo estas coisas por um dólar ou para passar o tempo enquanto espero o barco".
W. Whitman


Mudei-me para Brasília fundamentalmente seduzido pelo jornal ORDEM DO UNIVERSO. Entre seus editores: Wanderley Pinho Lopes, Ary para-raios, Fernando Lemos e TT Catalão. (todos já mortos!) E não fui o único. Com vinte e poucos anos vínhamos para cá, do país inteiro e até da América Latina, turbinados pelo nomadismo e dispostos a incendiar o mundo. E Brasília era Brasília. E estávamos em 1975. O misticismo corria solto pelas entrelinhas tenebrosas do militarismo. Havia a ilusão da NOVA ERA. A Era de Aquarius, quando os mais delirantes esperavam 'Jupiter se alinhar com Marte!' Todo mundo sabia tocar Aquarius na guitarra ou na gaita de boca. Ou se era Yin ou se era Yang! Bakunin! Reich! Flores Magon! E se acreditava que no interior da Índia ou de uma ameixa umeboshi poderia-se encontrar alguma verdade. Pura ficção!
Não se fez grande coisa! A prova esta aí, bem diante de nossos olhos! A máquina estatal e comercial foi cooptando e aliciando até os mais rigorosamente libertários e Jupiter não se alinhou com porra nenhuma! E se foi descobrindo, isto sim, que o tempo realmente era como estava escrito la no Bhagavad Gita: o grande destruidor de tudo
Ontem morreu o TT Catalão. Já havia entrado na faixa de gaza dos 70. Encontrei quatro ou cinco da mesma geração, e todos iam abatidos, vestidos de branco como fantasmas, silenciosos e quase desesperados pela solidão das entre-quadras. 
O mendigo K que acompanhou o féretro e que não é daqueles adestrados para tecer elogios aos mortos, estava furioso. Acha a morte (seja de um homem, de um gato ou do sol) uma traição, uma sacanagem, uma putaria demiúrgica, uma cretinice, uma epifania miserável, uma prova de toda a decadência gerencial do mundo. Um horror. Uma viagem para o nada. Bateu-me nas costas e resmungou: Bazzo, como dizia aquele nosso guru e charlatão indiano, A VIDA - realmente - É UMA CANÇÃO QUE NÃO TEM SENTIDO!









7 comentários:

  1. Oh mendigo k(Ezio)...você quer o que?a eternidade?? duvido! Voce nem ninguem a suportaria! Entao chega desse papo de que a morte é ruim. Ruim mesmo é esse tal de ser humano CORRUPTO em quase todas as esferas. Pior nao é morrer...nao viver dignamente e se possivel prazerosamente é que é uma miseria. Adio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adio un cazzo!
      "Tutte le religioni, quasi tutte le filosofie, perfino una parte de la scienza, sono testimoni dell'instancabile, eroico sforzo dell'umanità che nega disperatamente la propria contingenza"(Jacques Monod)

      Excluir
  2. Nasci no brasil(em minusculo mesmo) e ate onde sei voce tambem...escreve em portugues que vou pensar se leio. Addio.

    ResponderExcluir
  3. Todos os elogios ou as criticas que me chegaram do anonimato foram sempre de pederastas ou de putas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sou o anônimo acima, mas muitas vezes comento aqui anonimamente apenas para evitar o justamente o reconhecimento desses comentaristas bizarros do seu blog.

      Excluir
    2. Vez ou outra uso um apelido qualquer.

      Excluir
    3. Como dizem os espanhóis: NO PASA NADA! Abraços/Ezio

      Excluir