terça-feira, 28 de janeiro de 2020

A mistificação das escolas Ou: a neurose de repetição...


"Estou meio decepcionado; mostraram-nos umas miragens, mas era tudo falso..."
Groucho Marx

Agora, o teatro Estatal é a respeito do PROUNI! Envolvendo o SISU, o ENEM, o FIES, a MÍDIA e os aspones dos três poderes. Convocam os Jornais, a Advocacia Geral da União, a Justiça Federal, a UNE, as "tias" das escolinhas, os gerentes da chamada Educação Superior (o que seria uma Educação Inferior?) para resolver uma questão mais do que fútil que o porteiro de qualquer Ministério resolveria em meia hora e, o pior, é que em breve, se a coisa continuar assim, pedirão até um parecer ao Papa argentino.  Senhor representante de Deus na terra, suspendemos a publicação do SISU ou não? Em caso positivo, em que momento, Santidade? 
Inacreditável! 
Não foi por acaso que Shakespeare colocou esta pérola na boca de Macbeth: "a vida é apenas uma sombra que passa, um pobre histrião que se pavoneia e se aquece no palco por uma hora e que não mais ouvimos..."
E todo mundo, há décadas, rodopiando no mesmo lugar, uns lambendo as feridas dos outros e defendendo algo que condenou à ignorância e ao fracasso as últimas gerações. Os de um partido, numa compulsão suicida, sabotando os de outro partido e vice-versa. É mais do que evidente que os protocolos vigentes para conduzir um sujeito a uma formação escolar saudável e respeitável fracassaram. Que são caóticos e cretinos. Observe: ninguém sabe quanto é 8X6 e nem entende uma metáfora! E muito menos entende que o tal vestibular, em si, (com seus cursinhos preparatórios) é uma anomalia. 
Daqui a mil anos, quando essa burrice tiver sido naturalmente transcendida, a vida estudantil de um sujeito iniciará quando ele ingressar na pré-escola e só será interrompida quando ele quiser. 
É la no Primeiro Grau que a criança toma consciência daquilo que quer fazer em seus 80 anos de vida. Um engenheiro, um padeiro, um advogado, um médico, um carpinteiro, um coveiro, um gerente de bordel, um estelionatário, um vagabundo, um charlatão da fé, um alquimista... O Primeiro, o Segundo e o Terceiro graus são meros fios condutores para conduzi-la até lá. E as que não quiserem, cairão fora naturalmente e isso não as inferiorizará em nada. 
E se colocará um freio nessa neurose tupiniquim de que o sujeito TEM que "fazer uma faculdade". Pagar por um título um valor que, depois, terá que passar a vida inteira trabalhando para resgatar. É evidente que isso é uma sociopatia! No interior do país até hoje se vê as famílias fazendo festa, gritando e colocando bandeira nas janelas porque seus filhos "entraram numa faculdade". Isso é uma vergonha! Um horror! Uma alienação! Um cavalo de Tróia! Uma idiotice de tribo!
Abaixo o PROUNI, o SISU, o ENEM, o FIES, as NOTAS, as empresas dos cursinhos preparatórios, as listas de aprovados, o choro dos reprovados, as mães histéricas que já começam a chamar seus filhos de doutores ainda no berço. Abaixo todas essas idiotices! Tudo isso constitui um engodo desprezível que será substituído naturalmente por uma Pré-Escola, por um Primeiro e Segundo graus respeitáveis. Um engodo semelhante ao engodo dos mestrados, dos doutorados, dos pós doutorados e das conhecidas especializações.. Que se condense todas essas falcatruas no Segundo grau. E quem sentir que não tem aptidão e nem saco para tanta baboseira, que pegue sua enxada e que vá plantar batatas... (para vender aos chineses!)

2 comentários: