sexta-feira, 17 de janeiro de 2020

Roberto Alvim: O nosso Goebbels apedrejado...

"Autópsias morais não se fazem sobre uma tumba recentemente fechada..."
Sainte-Beuve

 E o Roberto Alvim esquecendo que Brasília não é para amadores e que aqui o teatro é outro, se embrenhou (com seu terno cinza e com sua alvura) pela retórica do velho J. Goebbels e foi triturado. Os judeus (com razão) ficaram com as orelhas em pé e os alemães (com razão) se viram novamente retratados. Surgiram flechas, tacapes, pedradas e arpões de todos os lados. E o Alvim, em seu último ato burocrático, cercado por outros delirantes, enalteceu a família, a coragem do povo, as ligações com Deus, as virtudes da fé, o nacionalismo e a lealdade na luta contra o mal... e em defesa do território sagrado das obras de arte e etc.  
Território sagrado das obras de arte? Caralho! Estaria possuído..? Fazendo uma ironia? Uma sátira? Delirando..?
Curiosamente, a nação inteira ficou melindrada. Não sei se pela evocação exageradamente mística de um burocrata ou se pela lembrança de Goebbels.  Mas esse melindre é bizarro, uma vez que 98% da população são místicos e uma mesma porcentagem não tem a mínima idéia de quem foi esse tal Goebbels. E mais: que a imensa maioria sequer sabe que existiu um Processo Nacional Socialista Alemão (Nationalsozialismus).  
O Mendigo K, refletindo sobre o escândalo filosofou: Uma nação democrática que não suporta a frase de um defunto, seja de Goebbls ou de quem quer que seja, não é nem uma nação e muito menos democrática. É, mais bem um ninho de paranóicos!
No PET onde fui buscar meu cachorro, o canil inteiro, de todas as raças, queria saber quem era afinal, o tal Goebbels. A dona de um pequeno shih tzu, falando com a moça que arrastava um imenso Golden, para responder-lhe chegou a dizer que assistiu, não lembrava se no programa do ratinho ou do Faustão, alguém entrevistando o Goebbels e que no país, nas últimas duas décadas, todos os marqueteiros de campanhas se inspiraram nele e principalmente naquela sua frase mais conhecida: dita várias vezes uma mentira se torna uma verdade! Curiosamente a moça entendeu ao contrário: omitida várias vezes uma verdade se torna uma mentira.
Uma outra senhora que na saída do PET recolhia dejetos e excrementos dos cães e de alguns mendigos que costumam aliviar-se por lá e que os enfiava num saco plástico transparente, abordou-me para dizer que conhecia o Goebbels, que sempre achou que ele fosse comunista e que gostava especialmente daquela sua frase: "guando ouço falar em arte tenho logo o impulso de puxar a pistola". 
E a cachorrada latia. Por quem latem? Perguntei ao veterinário. Latem pela queda do Alvim, me respondeu sóbria, servil e adestradamente.

Mas, e agora? Bom, agora já convidaram a senhora Regina Duarte para assumir a vacância. 
Todo mundo aqui pelos labirintos da república esta visivelmente preocupado com a possibilidade dela também gostar de ouvir R. Wagner, levar uma cruz de jacarandá na bolsa e vir a cair no mesmo engodo que o Alvim. Todo mundo esta com medo que, ela também, ao falar sobre a religião da arte, venha a mencionar ou a parafrasear alguém proibido pelos vigias da moral, das fobias e da dignidade nacional, ou até mesmo que profira alguma frase da Rosa Luxemburgo, da Irmã Dulce ou do Frei Savanarola. Lembram dele e da maneira como tratou a arte e os artistas de Florença?

5 comentários:

  1. https://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/politica/2020/01/18/interna_politica,821412/alvim-expos-como-nunca-lado-autoritario-do-governo-avaliam-especialis.shtml

    ResponderExcluir
  2. "El Nacional Socialismo ha comenzado por primera vez en Alemania a mostrar a los ciudadanos la importancia de la responsabilidad individual con los animales. La mayoría de los alemanes se han criado con la creencia de que los animales han sido creados por Dios para beneficio de los humanos. La Iglesia toma esta idea de la tradición judía. Hay muchos clérigos que defienden tal planteamiento con vigor y brutalidad. Normalmente lo hacen para aumentar el cisma entre el ser humano que tiene alma y los animales que no la tienen (¿Y cómo saben que no la tienen?).
    Cualquier amigo de los animales sabe hasta qué punto puede producirse una comunicación entre el ser humano y los animales y cuántos sentimientos de unión pueden desarrollarse mutuamente, y hay muchos amantes de los animales en Alemania, y muchos también que por meras razones humanitarias no pueden aceptar la tortura de los animales. Sin embargo, en general contemplamos un mundo de insensibilidad, brutalidad y sadismo. Hay mucho que hacer, y lo primero que nos gustaría tratar es el asunto de la vivisección, actividad para la que las palabras "vergüenza científica" ni siquiera son suficientes. De hecho, debe ser considerada como una actividad criminal.
    La vivisección, una vergúenza científica y cultural para todo el mundo civilizado contra la que han luchado en vano durante décadas los Mejores de todos los países, será prohibida en la Nueva Alemania
    Por tanto, de todas las naciones civilizadas, Alemania es la primera que pone fin a la vergüenza cultural y científica que representa la vivisección. La Nueva Alemania no sólo aparta al ser humano de la maldición del materialismo, el sadismo y el Bolchevismo, sino que también otorga derechos a los animales perseguidos, torturados y hasta ahora totalmente indefensos. Los amantes de los animales de todos los países y los que se oponen a la vivisección darán la bienvenida a esta declaración del gobierno Nacional Socialista de la Nueva Alemania.

    ResponderExcluir
  3. https://web.archive.org/web/20060313031857/http://geocities.com/baseanimal/

    ResponderExcluir
  4. https://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/politica/2020/01/18/interna_politica,821387/nao-deixaremos-o-nazismo-prosperar-diz-representante-da-comunidad.shtml

    ResponderExcluir
  5. Boa tarde,com certeza o Brasil não é para amadores.

    ResponderExcluir