quinta-feira, 2 de fevereiro de 2023

O mar, Iemanjá, Nossa senhora dos navegantes e o porta-aviões São Paulo, entupido de amianto...



"Por certo procurava a solidão, o sofrimento, a dor, o desespero; procurava, enfim, o inferno que, para os versados nas burocracias da salvação, é o caminho mais fácil de se conquistar o paraíso..."
Rui Alberto Costa da Silva (IN: O postulado absoluto de todo o mal, p.  XIII)
______________________________________________

Neste dia 2 de fevereiro, enquanto os gaúchos, no meio daquela carnificina de porcos, ovelhas e vacas, comemoram o dia de NOSSA SENHORA DOS NAVEGANTES, e os baianos, com suas singelas Fitinhas do Bonfim e seus apimentados acarajés, festejam a IEMANJÁ, a marinha brasileira envergonhada, tenta dar um sumiço no chamado porta-aviões São Paulo, sucata envenenada por amianto e empurrada pelo governo francês goela abaixo do governo brasileiro, por uma montanha de dólares. Dizem que o presidente de plantão durante aquela negociata de otários, teria sido o  incensado sociólogo e um dos autores da Teoria da Dependência, o professor FHC e que o tal porta-aviões levava o nome do famoso Clemenceau, político francês anti clerical e autor da frase: Um homem que não seja um socialista aos 20 anos não tem coração. Um homem que ainda seja um socialista aos 40 não tem cabeça."

Enfim: deixaram o tal porta-aviões, com a rubrica do revolucionário Clemenceau, durante anos, de cara para a Baía de Guanabara, assistindo a toda aquela putaria, boiando e apodrecendo...

E não precisa nem ser um xamã ou um Nostradamus para saber que numa situação dessas, parte do país e da população sempre bóia e apodrece junto... E que, para superar uma cretinice e uma vergonha dessas, serão necessárias várias décadas... (senão séculos) 

Sim, mesmo que um bando de malandros siga insistindo na santidade da democracia, na clava forte, na reforma educacional e moral, e num porvir grandioso desta "pátria amada" que, cheia de cachoeiras e de um sol ardente... ainda no Terceiro milênio - cacarejam - dará origem a uma Nova Civilização, etc... não será fácil apagar a história do casco desse porta-aviões de 12 milhões de dólares, impregnado por amianto, que foi naufragado sob os cascos de uma velharia esclarecida... E isto, não lhes parece uma afronta e um ultraje, não apenas contra o populacho faminto, mas inclusive, contra as duas pobres santas??? 

(Profecia do Mendigo K: daqui a mil anos, os franceses enviarão especialistas para cá, ainda sob o mito de Clemenceau, prometendo salvar os trópicos e 'despoluir' nossos mares e nossas tartarugas de todo esse amianto...)

Que gente e que e miséria!

Meu cachorro, percebendo minha inquietação, coloca as duas patas sobre meus joelhos e resmunga: Bazzo, lembre-se de Chateaubriand: 'aqueles que nunca navegaram não sabem o que é que se experimenta quando, do convés do navio, já não se vê mais do que a face austera do abismo...'



Um comentário:

  1. https://www.em.com.br/app/noticia/politica/2023/02/02/interna_politica,1452474/homem-ateia-fogo-no-proprio-corpo-para-protestar-contra-alexandre-de-moraes.shtml

    O que está acontecendo em Brasília Bazzo ?

    ResponderExcluir