sábado, 13 de março de 2021

Março, o mês do massacre em Roma...


"Um livro te faz sofrer? Leia-o. Esse livro te salvará..."

V.Vila

__________________________________

 Se você quiser ter noção do que o fascismo e o nazismo juntos causaram à população de Roma durante os anos de ocupação, deve ler o livro de Robert Katz: Massacre em Roma

Já ouviu falar da gruta de Ardeatine? Não!? 

Em Roma, além do Coliseu, das basílicas, do Vaticano, das pizzarias, das boutiques da Via Dei Condotti, além daquele velhinho tocando Bella Ciao, em seu realejo, existe também Le Fosse Ardeatine. Sabia?



"No Norte da Itália, onde os exércitos de Kesselring foram completamente derrotados, em 25 de abril de 1945, existe um testamento em memória do Marechal-de Campo nazista. Gravado numa placa de mármore, está colocado na cidade de Cuneo. Seu autor é o prof. Piero Calandrei, Reitor da Universidade de Florença.
[Você terá, Camarada Kesselring, o  monumento que exigiu de nós, italianos. Mas decidiremos de que pedra será construído. Não será com os tijolos arrancados das cidades indefesas que você ultrajou e destruiu. Não será com a terra dos cemitérios onde nossos jovens irmãos dormem, em paz. Não será com a neve inviolada das montanhas onde por dois invernos eles o desafiaram. Não será com a primavera destes vales que viram você fugir. Será somente com o silêncio torturado que é mais duro do que qualquer granito. Somente com a pedra deste voto solene, jurado por homens livres, que de bom grado se reunem, mais na dignidade do que no ódio, que decidiram redimir a vergonha e o terror de seu mundo. Nestas estradas, se algum dia você retornar, vai encontrar-nos mais uma vez em nossa casa, com a mesma disposição, na vida e na morte, uns juntos dos outros, em torno do monumento denominado, agora e sempre, Resistência.]" (p. 104)


 



Nenhum comentário:

Postar um comentário