terça-feira, 25 de fevereiro de 2020

Cristo ahora viene!!! Anuncia um galo dominicano e mensageiro dos céus...

"Quando vejo um homem que crê sinceramente em um milagre, começo a crer também, porque vejo naquele homem um milagre de imbecilidade sustentado em dois pés por um milagre de equilíbrio..."
Vargas Vila
(IN: El ritmo de la vida, vol. 33, p.248)





Que a América Latina, é uma Ilíada de superstições e de fanatismos e que ali, os exploradores espanhóis semearam as sementes mais daninhas do fanatismo e da crença no absurdo, ninguém mais duvida. Pedaço de Continente onde antes de dormir, quase todos se perguntam com Jean Delumeau: "Comment Dieu pourrait maintenir un Goulag Eternel?"
A novidade mais recente e surrealista que me foi enviada por meu correspondente de Santo Domingo, (Republica Dominicana), diz respeito a um povoado conhecido por Pueblo Nuevo de los Alcarrizos. Um homem que vive lá afirma que seu galo, recém comprado, quando canta traz uma mensagem divina que diz: Cristo ahora viene!
A população daquele país e dos países vizinhos, acostumada, como diz Garcia Marques, às rinhas e às sopas de cabeças de galos, esta petrificada. E, como era de se esperar, o tal pueblo já esta recebendo enxurradas de peregrinos que, apesar da fé, parecem bem mais interessados no galo do que em sua profecia. 
Cristo ahora viene! 
Uffa! Finalmente! 
Pero, donde esta el Gallo?
Eu, que há uns dez meses estou escrevendo um ensaio sobre galinheiros e sobre o canto dos galos, (Viagem ao fundo dos galinheiros ou: por quem os galos cantam?) estou quase indo engrossar as fileiras daqueles peregrinos, para ouvir e fotografar o tal bicho. E claro, se coincidir com a chegada de Cristo, que ele anuncia, melhor, farei também dele umas boas fotos.
É inacreditável!
E depois, muita gente ainda se escandaliza quando ouve alguém  afirmando que durante séculos o mundo foi um albergue de dementes. Depois da serpente e da jumenta, agora é o galo que fala em nome de Deus. Qual é afinal, o conflito de Deus com os homens? Qual é a dificuldade que tem de apresentar-se pessoalmente para dar seus recados? Aliás, quem é que não se lembra da anedota da Jumenta de Balaão? 
Mas a pergunta mais rasteira que até uma criança de 6 anos gostaria  de formular é esta: por que é que Deus, o Criador Todo poderoso, se queria favorecer a América Latina, ao invés de convocar um galo como seu porta-voz não convidou a Shakira ou o Papa Francisco para dar essa noticia que o mundo aflito tanto espera, em lagrimas e de joelhos há uns dois mil anos? Por quê convocou um Gallus gallus domesticus? 
E um galo, vejam bem, que não é um galo soberbo, daqueles que vivem sozinhos no meio das nevascas e no alto das pedras de Machu Picchu, daqueles que durante milênios tinham como missão acordar os chefões Incas para lhes indicar o alinhamento dos astros... mas um galo de fundo de quintal, cercado por chocas arrepiadas e da Republica Dominicana! Del Pueblo Nuevo de los Alcarrizos...

Um comentário: