quarta-feira, 5 de fevereiro de 2020

Além do BEM e do MAL! As maravilhas da interNET & das Redes Sociais...

Se as redes sociais - como diz Bauman -  (Bauman não, Umberto Eco!) abriram as portas para imbecis de todos os tipos e pedigrees, é inevitável reconhecer que também o fizeram  para outros, até menos imbecis: para os mudos, para os ingênuos, para os idealistas, para os mentirosos, para os presidiários, para os filósofos, padres, curandeiros, trapaceiros, santos, pseudo-poetas, apóstolos da miséria, boêmios, abstêmios, loucos, jornalistas enrustidos, para os irremediavelmente degradados e também para os bons moços. Para as piranhas, para as freiras, para as donas de casa, as benzedeiras, as mães que se sacrificam por sua prole a para as que não trocam sua liberdade por filho nenhum... Abriram as portas para os desvairados das cavernas e do submundo, mas também para seus equivalentes que parasitam nas coberturas de Ipanema, do Iguatemi e de Manhatan. 
Enfim, é mais do que ridículo querer demonizar a internet! Vejam que maravilha: agora se pode assistir missas ainda sentado no vaso, ou sem sair da cama, sabem o que é isso? 
Agora se pode participar de cultos e de psicanálise sem pagar dízimos e rodopiar num centro de macumba sem ter que fumar um charuto. Podemos assistir diariamente a jovens delirantes e bobalhões assim como a velhos dementes e cretinos querendo dar sentido à vida e moralizar o mundo... Agora se pode ouvir a Sonata número 10 de Paganini sem ter que ir ao Teatro Regio di de Parma. Ou o Libertango do Piazzolla, sem ter que ir ao Cólon de Buenos Aires. Agora, você pode visitar o cemitério Al Araf, do Cairo, sem pânico e enquanto lava a louça. Agora podemos atravessar o deserto, ir de Marrakech às Dunas de Merzouga sem levar um cantil e nem mesmo um mapa; entrar no Museu Britânico sem pagar ingresso, sem falar das revistinhas pornográficas que se nos anos 80 eram vendidas clandestinamente nas bancas de jornais  agora se transformaram em vídeos com cores, cheiro, som e murmúrios...
Ah, mas agora tudo é desumanidade! Resmungam os cretinos do  bibliofilo Umberto Eco.
Agora a maldade se tornou explicita!
Agora as crianças ouvem o que não devem ouvir!
Ah, mas a violência vem tomando conta e degenerando de tudo!
Ah, Quanto desamor se vê nas redes sociais!
Meu Deus! Os YouTubers se agridem! Se desqualificam! Dando impressão que no mundo só se pode ser fascista ou Stalinista! Mussolini e Stalin foram ressuscitados pelas redes sociais. Voltaram até a plagiar o velho Goebbels. Só o ódio prospera! Agora se é quase obrigado a acompanhar todas as tragédias que diariamente apavoram o mundo! Terremotos! Tsunamis! A água contamina do Rio de Janeiro! As represas de Minas Gerais! O Coronavírus! Os cozinheiros que não se lavam as mãos! As meninas da noite disseminando a sífilis por Brasília! Os roubos! Os tiroteios! Os gurus comendo suas pacientes! Os padres comendo os coroinhas! Meu Deus! Oh, meu Deus! Agora se pode até comprar um fuzil pela internet! - seguem murmurando os idiotas do Umberto Eco - Ah, meu Deus! como tudo era mais angelical e melhor na época em que se escrevia nas pedras e em papiro! 
Pura histeria. Filosofia da miséria!
Para nós, a Internet, as redes Sociais, o Google, o Youtube, o Wikipidia, o Whatzap, o GPS, a Estante Virtual, o Mercado Livre, o acesso a falsificação de obras de arte de Hong-Kong; o aparelhozinho chinês que traduz 42 idiomas, são uma maravilha. A fina flor de uma civilização fofoqueira e burra que, por razões psíquicas e genéticas ainda tem sérias dificuldades para livrar-se da ilusão neurótica da paz e do paraíso e, principalmente, para abandonar a cretina e escatológica nostalgia pela Idade Média.

3 comentários:

  1. Espero que não me desconjure só por corrigi-lo sobre o verdadeiro autor do citado líbelo, mas quem falou da legião de imbecis que subiram ao palco nas redes sociais foi o Umberto Eco, e não o Bauman. Abraço.

    ResponderExcluir
  2. Verdade! Dei uma viajada!
    Obrigado.
    Foi um lapsus. Como tenho preconceito com o Umberto Eco, acabei atribuindo sua tese ao Bauman.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  3. ezio, queria muito aproveitar um tempinho para conversar contigo, onde poderia comunicar com você, aproveitando que sou um fantasma tanto social como virtual, poderíamos trocar uma ideia? Não sei se tem whats ou outro midia, com qual possamos trocarmos um bate papo, estarei no aguardo.

    ResponderExcluir