quarta-feira, 5 de fevereiro de 2020

De onde advém essa súbita fobia a SI MESMO? Isto é: ao fascismo?


Eu, que sou proveniente de uma região e de uma família onde, quando se ouvia o nome de Mussolini ou de sua última amante (Clareta Petacci), todos se colocavam em pé, com as espingardas e com os punhos levantados e corriam para as adegas encher os garrafões de vinho, fico curioso em saber o que querem dizer esses petimetres e energúmenos que, de uns tempos para cá, ficam se acusando mutuamente de fascistas. 
Fascista pra cá e fascista pra lá! 
Mesmo os sujeitos que já estão com 60% dos neurônios queimados e as mulheres que não sabem nem diferenciar os grandes lábios dos pequenos lábios, por qualquer motivo lançam para todos os lados a palavra demoníaca e da moda: FASCISTA... 
Ontem foi a vez de um senhor conhecido por Zé de Abreu lançar um ataque estúpido contra a senhora que vai gerenciar a arte no país. Fascista! Gritou. E em seguida teceu outras malignidades quase andróginas contra aquela mulher. E logo em seguida foi atacado, com os mesmos argumentos, por energúmenos de laia oposta.



O que seria afinal e o que teria afinal o fascismo além do que já viemos experimentando há décadas? E não só na política clássica mas na política das famílias?
 Teria alguma coisa a ver com o Stalinismo? Com o Trotskismo? Com o Franquismo? Com o Salazarismo? Com o Lulismo? Com o Cristianismo? Com o Satanismo? Com o Espiritismo? Com o Academicismo? Com o Iatismo? Com o Iluminismo? Com o liberalismo? Com o lupanarismo? E se tiver? Qual é o problema? Por que esse teatro e essa compulsão em acusar o outro daquilo que somos? Por que não brecar essa necessidade de destruir fora o que sabemos que levamos dentro? 
Fui ler os textos do Giovani Gentile e os do próprio Mussolini e, sinceramente, não identifiquei nenhum vestígio da estética fascista e muito menos de fascistas aqui pelos trópicos. Há arremedos e paródias de quase tudo o que se possa imaginar.., menos fascistas. E depois.., nossas discussões politicas (observem) são ainda de um primarismo pré escrita. Ninguém lê nada. É ainda a cultura oral (de quem fala e ouve mal) que orienta a vida desses atores pés-de-chinelo, sanguíneos e coléricos. 
De Mussolini, só sei que proibiu as buzinas em Roma, que sua última amante tinha trinta anos a menos do que ele e que era filha do médico particular do Papa. Sei também que prometeu aos italianos promover uma elegância fascista e colocar a Itália na vanguarda da moda. E que por fim, foi fuzilado junto à Clareta e pendurados de cabeça para baixo nos postes de uma Praça de Milão...





Um comentário:

  1. MAIS UMA INSANIDADE: BOLSONARO LIBERA A CAÇA
    https://youtu.be/JYmbRACTh0I

    ResponderExcluir