quarta-feira, 10 de junho de 2020

A vez de Cristóvão Colombo......




"Um povo verdadeiramente livre não é aquele que dorme sobre seu escudo, senão aquele que se apoia nele depois de ter esmagado com seu peso o último de seus opressores..."
Vargas Vila

Agora foi a vez de Cristovão Colombo, lá nos EEUU. 
Os negros, com razão, estão em cólera. Derrubaram a estátua do velho Colombo, tocaram fogo nela e a jogaram num lago de Richmond. Já fizeram o mesmo, na semana passada, todo mundo se lembra, com a de Edward Colston, na Inglaterra e, em Antuerpe, na Belgica, numa tentativa de reparar a história, cagaram sobre a do Rei Leopoldo II., todos considerados canalhas e exploradores de outras etnias, principalmente de negros. 
Por outro lado, não faz muito, aqui em Brasília, alguém causou indignação ao barbarizar várias estátuas de orixás ali nas margens do lago. As estátuas daquelas divindades ainda devem estar lá, sem suas cabeças... E assim, de  decapitações em decapitações e de mutilações em mutilações... se vão os dias... 
A respeito desses monumentos, seja em homenagem a heróis, a bandidos, a santos, a cortesãs, a poetas, ou a qualquer outra entidade, gosto de voltar a reler as obras do velho Vargas Vila: "Vendo as estátuas equestres de certos heróis de nossa América, me pergunto: quê se quis imortalizar ali, o herói ou o cavalo? Qual dos dois vale mais? Onde acaba o homem e onde começa a besta, nestes monumentos? De tão semelhantes que estes dois gêmeos foram em suas entranhas, nem mesmo a selva que os pariu, saberia responder..."





Nenhum comentário:

Postar um comentário