sexta-feira, 19 de junho de 2020

A queda para cima, do Ministro da Educação...

Nesta sexta-feira de junho, dia de sol aberto, muita gente está passando por um surto de inveja com a "queda para o alto" do Ministro da Educação.  
Ser demitido do Ministério da Educação, num momento em que o país beira ao precipício, para ser alojado no Banco Mundial, em Washington, e ainda por cima, para ganhar uns trinta mil dólares por mês, é o summum bonum de qualquer um. E isto, sem falar das passagens em primeira classe, das mamatas de moradia, dos favores dos subalternos, dos horários especiais e, finalmente, do dolce far niente que a nova ocupação promete.
Mas, atenção:  invejar, todos sabemos, é mais ou menos como beber um copo de veneno acreditando que quem morrerá envenenado será o outro.
É uma doença, que veio pelos séculos afora sendo transmitida de pai para filhos e de mães para filhas, mais ou menos de forma inconsciente. 
Uma curiosidade: Na base de quase todas as neuroses e de todos os transtornos mentais está ela, a inveja, conhecida em todos os idiomas: envidia, lhasad, der nerd, envy.....
Sobre o assunto,  o livro do rabino Nilton Bonder é o que há de mais interessante: A cabala da inveja.


Nenhum comentário:

Postar um comentário