segunda-feira, 16 de maio de 2022

Os damascos e a importância da curiosidade...


"Tres trampas sufocam a la filosofia:

La iglesia; el lecho conyugal y el sillón de professor.

De la primera escape em mi juventud; en la segunda jamás caí, y de la tercera salí en cuanto me fue posible..."

Jorge Santayana

________________________


Neste domingo quase melancólico, ouvi a mulher do Mendigo K com sua coreografia de feiticeira, receitando para uma colega de ofício: deixe uns damascos ao lado da cama para quando, de madrugada, no meio do sono ou de um pesadelo, sentires necessidade transportar-te para outro mundo ou de, simplesmente, comer alguma coisa... Enquanto a ouvia receitar, pensava na frase de um personagem de . Gorki: "Ah, esses sonhadores! Sua infelicidade é inconsolável porque a força dos seus pensamentos aumenta com a cegueira do seu espírito..."

Damasco? Fui pesquisar e descobri que, além de ser o nome da Capital da Síria é o nome de uma fruta, sobre a qual um filósofo britânico escreveu estas linhas curiosas. "Conhecer coisas - diz ele - não apenas torna as coisas desagradáveis menos desagradáveis, como torna as coisas agradáveis ainda mais agradáveis. Gostei mais de pêssegos de damascos quando soube que eles foram primeiro cultivados na China, logo no início da Dinastia Han; que reféns chineses mantidos pelo grande Rei Kaniska os introduziram na Índia, de onde se espalharam pela pérsia, atingindo o Império Romano no  primeiro século de nossa era; que a palavra apricot (damasco) vem da mesma raiz latina da palavra "precoce", porque o damasco amadurece cedo; e que o a inicial foi acrescentado por engano, devido a falsa etimologia. Tudo isso torna muito mais doce o sabor do fruto..."

 




8 comentários:

  1. Adoro damascos. Fruta que bem poderia ter substituído a maçã 🍎 no Paraíso!

    ResponderExcluir
  2. Damasco ou maçã não importa eu ia comer a Eva de toda forma kkkkkkk

    ResponderExcluir
  3. Cuidado ..ela pode te comer kkkkkk com maçã 🍎 ou com damasco...

    ResponderExcluir
  4. Passa o ZAP! Kkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  5. Olha, O Ezio provavelmente vai querer nos matar! Kkkkk mas achei você interessante; seu senso de humor! Como faremos pra nos conhecer?? Estou a pensar aqui...me encontre em frente ao cemitério as 16h em ponto amanhã ok. Se topar estarei lá. Seríssimo!

    ResponderExcluir
  6. Combinado. Lembre-se eu sou a mulher fantasma e vc, o homem que nunca existiu kkkkkkkk

    ResponderExcluir
  7. Senhorita, eu não pretendo de forma alguma 'provocar' o proprietário deste blog ok. Aqui não é espaço para questões "pessoais". Eu falei a sério pois não consegui pensar lugar melhor pois não a conheço e não gosto de parecer intrusivo. Por último eu direi: Se quiser de fato conhecer um homem de carne e osso amanhã estarei no Sebinho café as 16h. ( Camiseta lilás claro).

    ResponderExcluir