quarta-feira, 18 de maio de 2022

A mais recente pieguice dos ingleses. Vai encarar? IS NOT TOLERATED...

"Afirmava-se que o choque da guerra criaria automaticamente um novo céu e uma nova terra; que nunca mais os cães teriam que coçar as próprias pulgas, nem os porcos volveriam a refocilar na lama..."
Bernard Shaw
(IN: Casa de Orates, p.35)




 

Meu correspondente em Londres (especialista em Bernard Shaw), acaba de enviar-me uma longa carta, cheia de maldições e de queixas contra a Nova Lei que criminaliza alguns tipos de olhares, principalmente no metrô e nos ônibus. 
"Olhar fixamente, de maneira invasiva e sexual" passa a ser considerado assédio sexual, e pode dar uma cana de meses, dizem os cartazes espalhados aqui pela cidade.. Mas, como é um olhar invasivo e sexual? Mas e não se dizia que os olhos eram o espelho da alma? Ridículo! Isso é quase uma apologia da miopia e da cegueira! E logo em Londres, aqui onde não se consegue nem coçar o saco sem que mil câmeras registrem nosso gesto! Que loucura é essa? Seria mais uma variável da repressão sexual? Recentemente estavam em campanha defendendo a intocabilidade do hímen, e agora querem que se ande por aí de olhos fechados! E como vão ficar as milenares confrarias de velhos voyeristas? E as confrarias de velhos pederastas? Essa gente que, não apenas no metrô ou nos ônibus, esforçam-se cada dia mais para abrir a braguilha dos adolescentes e dos michês com aqueles olhares de hienas? Passarão a usar óculos escuros? Usar antolhos como os cavalos da rainha?
Ah, Intrusive staring!
Que miséria! Teria sido uma exigência das mulheres? Mas logo elas que passaram a vida inteira fazendo de tudo para serem olhadas, vistas e desejadas! Suportariam a indiferença e a invisibilidade? E o desejo? O que vai se fazer com o desejo? Todo mundo sabe que são sempre os olhos os primeiros a indicar-nos o 'objeto' de nosso desejo. Como regular esse olhar? Como olhar sem encarar? 
Quem já foi ao Nepal, deve lembrar-se que antes de subir a um dos principais templos de Katmandu, o famoso Swayambhunath, se é orientado a não olhar fixamente nos olhos dos macacos que se vai encontrando pela imensidão das escadarias. A lógica do intrusivo staring, dos ingleses seria a mesma? Zoologia ou Puritanismo hipócrita? 
Mas e a industria da moda? Qualquer alfaiate (a propósito, os primeiros do mundo surgiram aqui, lá por 1300) e costureirinho de bordel sabe que a essência da moda é, secretamente, tornar saliente algumas partes do corpo, principalmente aquelas que ficam a dois palmos abaixo da tireoide; um palmo e meio abaixo do umbigo e um palmo abaixo da Lombar 5. Não é verdade? Sem falar do batom vermelho que já na pré história as mulheres usavam para atrair o olhar do mundo e que era usado não apenas nos lábios bucais. E as orquídeas, que assumem formas de animais para serem vistas e fecundadas por ingênuos e alienados besouros? E as fêmeas de pássaros que encantam as florestas amazônicas e que mudam de cor para serem olhadas, encaradas e fecundadas pelo mais mala dos pretendentes? E as fêmeas dos camaleões da Tanzânia, que se não tivessem a capacidade de mudar de cor para serem vistas e atrair os parceiros, já teriam desaparecido...
Idiotas! A ideia do intrusivo staring é uma idiotice. Quase uma apologia à renúncia, à castração e à cegueira! 
Antes que tentem criminalizar também a imaginação, imagine a cena: ali por Covent Garden, lá pelas sete da tarde, jovens e velhos com vendas nos olhos, uns voltados para a catedral de Westminster, outros, para o Palácio de Buckingham, gesticulando com os braços para o alto, naquela coreografia de patetas, enquanto ouvem exaustivamente o George Harrison gritando My Sweet Lord!! Aleluia!!! Hallelujah!!! Aleluia!!! Hare Krisna... Hare... Humm... My Sweet Lord..


Ora, isso seria o fim! Olhar e encarar, (independente do estilo de cada um) é uma forma saudável, lúdica e sutil de gozo! Que entre os olhadores haja, de vez em quando, um ou outro psicopata, qual é o problema? Além da imaginação e da fantasia, o olhar é uma das poucas coisas que ainda tornam a vida tolerável. A  lei que o proíbe, seguramente foi criada por velhos brochas, por monarquistas impotentes e por velhas frígidas. Lei que para muita gente (ainda), is not tolerated! 
Portanto, você que estava pensando em vir para cá, ainda tem tempo de transferir sua passagem para a Nigéria!


Um comentário:

  1. Boa tarde a todos...o Sr Ezio "bloqueou"( não sei de que maneira o fez) meu celular de publicar comentarios, penso que em virtude de eu ter 'travado' diálogo com anônima. Pois é, agora só pude fazer esse comentário porque mudei para o modo web. Sobre isso tenho o seguinte a dizer: que babaquice! Um cara que "prega' a liberdade se incomodando com algo tão pequeno. Ou seria uma hipocrisia mesmo...

    ResponderExcluir