quarta-feira, 8 de setembro de 2021

E você.., prefere uma república de caminhoneiros; de misóginos; de excluídos... ou de juízes vitalícios?


"DEMOCRACIA, é a ideologia política, segundo a qual 
eu não sou igual a ti, mas tu és igual a mim..."
Russel Lowell






Acabo de receber uma mensagem do Mendigo K que, desde a madrugada de segunda-feira, esteve infiltrado no meio dos milhares de manifestantes, gente que chegou de todo o país em ônibus, automóveis, carroças e caminhões tão imensos que se parecem a  vagões de trens... tipo aquele blindado que o Stálin possuía, só para si, e que se pode visitar hoje em dia na República da Georgia... Vieram supostamente, para manifestarem-se politicamente... Uns em defesa da "direita", outros em defesa da "esquerda"... Mas há também anarquistas e até monarquistas... Todos em busca de um patriarca! Como um free lance do absurdo, me diz que transita do grupo dos Caminhoneiros para o grupo dos do Grito dos Excluídos. Segundo ele, como o WC é precário, viu gente dos dois lados mijando em garrafas de plástico... Que se ouve um zum zum zum monocordico no meio da noite, uns sentimentos litúrgicos piegas e que a única coisa que os diferencia é a cor das camisas. Que os dois lados parecem ter 'jantado bem' e que estão obcecados pela idéia de Democracia. Que não falam em outra coisa! E que dizem defende-la com argumentos de seita, claramente religiosos, como se fosse uma espécie de Santo Graal! O mapa do paraíso! A beberagem e a panacéia que poderia curar-nos de todos os dissabores e nos transportar para as alcovas do Éden! Os mais autistas até juram que estão prontos para dar suas vidas por ela. Seriam suicidas enrustidos? Mas afinal, o que é e o que há de tão humano, de tão demasiadamente humano nessa tal democracia?

Meio em ironia me manda a imagem da bandeira do Império que foi levantada no prédio de um judiciário de periferia... e uma dos anarquistas fazendo uma performance em Londres... E, como conhece minha obsessão por estradas de ferro, fez uma pausa e acusou: Bazzo, ouvindo esses brutamontes, estou convicto que são eles, os caminhoneiros que, por razões óbvias, impedem os governos de construirem estradas de ferro pelo país a fora. Me entende? Da mesma maneira que na cidade de São Paulo são os taxistas que não admitem que se construa, (como em todo o mundo), uma estação de metrô do aeroporto para o centro da cidade...

Por fim relatou-me que ouviu o seguinte diálogo entre dois caminhoneiros:

1. Mas me diga: por que é que "gente nossa"; "gente boa"; gente de "boa família";  "gente que crê em Deus"; "gente trabalhadora"; gente "fiel à sua esposa" e que "ama a pátria"...; quando se transforma em vereador, prefeito, governador ou Presidente, vira mau caráter, demagogo, mentiroso e ladrão... e se perverte?

2. Meu amigo.., isso é dialético! - respondeu o outro - acontece pelo mesmo motivo que se você colocar uma freira honesta & virgem num puteiro, três semanas depois ela já estará tão puta como as outras...


 







Um comentário:

  1. República boa é com o Papa dando sorvete
    https://catracalivre.com.br/cidadania/papa-francisco-sorvetes-presidiarios/

    ResponderExcluir