domingo, 20 de setembro de 2020

Confusão de línguas e messianismo...


 
"Julgando-se encantadores, eles são enfadonhos;

julgando-se admiráveis, eles são ridículos;

julgando-se amáveis, eles são desagradáveis..."

Plutarco

(IN: Sobre a tagarelice)

Acreditem: ainda existe uma quantidade imensa de pessoas que passam os dias fazendo elucubrações, tagarelando e falando em eleições, não apenas sobre as municipais mas sobre as de 2022.

Como não se pode ir ao circo, ficamos com as famosas lives, os comentaristas políticos, os papagaios das rádios, os stand ups, os loucos do youtube... Eles que dividiram o mundo em dois hemisférios: o da direita e o da esquerda. E tudo gira ao redor desses dois polos imaginários. E se exaltam! Se enfurecem! Se amaldiçoam mutuamente! Glorificam seus heróis! Juram que dariam a vida por eles. Que são os estadistas e as divindades que estavam por vir!   Mentem descaradamente para si mesmos e tagarelam. Fazem pose de revolucionários diante dos espelhos. Uns defendem o capital e Adam Smith, outros demonizam o capital e santificam a Stalin... É uma festa... E mostram matérias, relatórios, bradam com a constituição numa das mãos e com a bíblia ou o Kapital na outra. De vez em quando invocam a Hitler, outras vezes a Luter King, outras vezes a Platão, a Marx, a Pinochet... a Neimar... Incineram o Trump e cantam Hosanas ao Maduro e vice-versa...  Falam da cesta básica como do Maná que um deus ou um objeto não identificado jogou sobre os judeus quando atravessavam o deserto.., Apontam para as labaredas, tanto para as da Amazônia como para as da California como signos do inferno... Puro show. Uma performance de arlequins que, curiosamente, vai dirigida sempre a seus asseclas e correligionários já catequizados, como se eles próprios precisassem, cotidianamente, convencer-se de algo que já pensam e que já são. E na prática, nada. Absolutamente nada. Todo mundo rodopiando ao redor das mesmas bagatelas. Desde que nasci só os ouço falando em Educação/Saúde/Moradia/Segurânça/Estradas... E continuamos mergulhados num analfabetismo de dar pena; somos uma enfermaria a céu aberto; 80% dos 210 milhões vivem em cortiços; em cada esquina se encontra um cadáver crivado de balas... e nenhum quilometro de estradas de ferro... Um circo! Uma rapsódia para Clows... 

As novas eleições poderão salvar-nos? 

É possível. O hemisfério esquerdo, por exemplo, já lançou para a prefeitura de Salvador, um sargento da Policia militar e para a do Rio de Janeiro, um major da mesma corporação... Confusão de línguas? Fusão de hemisférios? Enlouqueceram?

E la nave vá...

Um comentário:

  1. Por uma defesa de Caim; que não tinha como saber o que aconteceria quando golpeou Abel. Até então, ninguém tinha morrido nem disso nem de qualquer outra coisa!

    ResponderExcluir