quinta-feira, 8 de setembro de 2022

Donald Trump e a defunta rainha...




Entre as mais variadas demagogias que chegam do mundo inteiro ao Reino e ao leito da Rainha morta, a mais culta, genial, lúcida e até poética, foi a do Donald Trump. Escreveu ele:

"Ter tomado um chá com ela e com seus cachorros foi a coisa mais fantástica de minha vida!"

Justo na hora em que a trupe de radialistas, babando, deu a noticia da morte da rainha, eu relia um pequeno texto de Oscar Wilde, titulado: O benfeitor. Não é grande coisa, mas me parece pertinente reproduzi-lo aqui, nesta oportunidade...

______________

"O benfeitor entrou numa casa de mármore. Das colunas pendiam festões de flores; fora e no interior, ardiam tochas de cedro. Chegado ao longo salão do festim, ele viu, num leito tingido de púrpura marinha, um homem coroado de rosas, com os lábios rubros de vinho.

- Por que vives assim? - perguntou o benfeitor.

O mancebo voltou-se, reconheceu-o e replicou:

- Eu era o leproso, e vós me curastes. Como hei de viver doutra maneira?

O benfeitor deixou a casa de mármore, saiu à rua. Pouco adiante, cruzou-se com uma mulher maquilada, de roupagem vistosa e pés calçados de pérolas. Atrás dela, caminhava lentamente um rapaz de manto bicolor. O rosto da mulher assemelhava-se ao semblante dum ídolo; os olhos do rapaz brilhavam de desejo.

O benfeitor aproximou-se rapidamente, roçou-lhe a mão e disse:

- Porque olhas assim essa mulher?

O outro se voltou, reconheceu-o.

-Eu era cego, e vós me restituístes a visão. Que mais eu poderia olhar?

Então, precipitando-se a tocar as vestes da mulher, o benfeitor perguntou:

- Não tens outro caminho para percorrer, senão este que é a senda do pecado?

Ela virou-se, reconheceu-o e respondeu:

Vós me perdoastes os pecados, e este caminho é aprazível.

O benfeitor saiu da cidade. Fora dos muros deparou-se-lhe, à beira da estrada, outro rapaz; ele chorava. O benfeitor chegou-se a ele, alisou-lhe as longas madeixas e perguntou:

- Por que choras?

O moço ergueu os olhos. Reconheceu quem o interrogava e respondeu:

- Eu tinha morrido. Vós me ressuscitastes. Que mais hei de fazer, senão chorar?"



Nenhum comentário:

Postar um comentário