quarta-feira, 19 de janeiro de 2022

Mais um século perdido...

 "Como, então, não voltar-se para a poesia? Ela tem - como a vida -  a desculpa de não provar absolutamente nada..." Cioran

______________




Nesta quarta-feita de sol exuberante, a primeira propaganda que apareceu na tela de meu computador, foi a de uma poção para aumentar o tamanho do pau, (a moça da propaganda dizia tê-la trazido da África e ao invés de pau, dizia 'seu amigão'). A segunda, logo em seguida, foi de outra moça, mas agora jurando que se você investir em uma determinada cripto-moeda você pode tornar-se um bilionário em 6 meses. De pau grande e bilionário!!!... O que mais alguém poderia desejar neste mundinho de bosta e super-povoado de boçais, não é verdade?

Mas isto não é tudo: encontrei a velhinha armênia no mercado. Estava radiante. Dizia ao 'mercador' que quando o dia amanhece assim, cheio de luz e de sol, de latido de cães ao longe e de andorinhas entrando pela varanda do décimo sétimo andar, é tomada por uma alegria quase infantil, quase infinita e até sem sentido... E observava: e não pense que isto tem alguma coisa a ver com 'estado maníaco'.

Ficou ainda mais feliz quando me viu. Estava com um brócolis japonês e um vidrinho de Chimichurri nas mãos e veio ao meu encontro, dizendo: Bazzo, estou cada dia mais convencida de que este século também está perdido... Fez um breve silêncio e irônica, continuou: apesar de que esta semana foi pródiga em sedativos televisivos... Com as escolas fechadas há dois anos e com as televisões 24 horas ligadas, tanto nos cortiços como nas mansões, a imbecilização e a estultícia estão garantidas. Dificilmente nos recuperaremos neste século...

Nesta semana, você deve ter visto, inauguraram um novo programa do tal Faustão (agora, duas horas por dia), que será seguido pelo de um  um tal Zeca, sendo que o restante do tempo (o restante das 24 horas) está tomado por programas religiosos de todos os tipos (um mais hipnótico & demente do que o outro) e por esportes, idem. Que tal? E o rebanho parece entusiasmado! A psicopatia é ou não é geral!? Quem é que conseguiria escapar de um massacre e de um processo de idiotização desta magnitude? Observe: as crianças, as donas de casa e seus respectivos maridos estão visível e literalmente cada dia mais imbecilizados... E ainda com essa merda de pandemia... iriam fazer o quê? E sem falar que num outro canal, também nesta semana, abriram um novo Big Brother... Caralho!, mas isso é uma overdose! Aí é demais! (Atenção com as extremidades e os lábios de cor azulada; com a sonolência; desorientação e a náusea!) Não é possível que não se tome uma providencia!... Quem é que conseguirá recuperar a saúde mental dessa gente? Fez um longo silêncio enquanto examinava o balcão de manjericão e de outras especiarias... E o quê diz a dúzia de candidatos à Presidência da República a esse respeito? Nada! Medíocres! Um bando de merdas! Não conseguem sair dos clichês ainda de Dom João VI... Os psiquiatras, os psicanalistas, os psicólogos e até os veterinários deveriam manifestar-se! Ou, será que preferem passar a vida inteira queimando incenso e enxugando gelo?

Olhou para os lados, aproximou-se um pouco e, numa atitude quase íntima, tocando-me o braço e baixando o tom de voz, arrematou: desse jeito, Bazzo, mesmo com a poção africana (para aumentar o tamanho do pau) e com os investimentos em cripto-moeda (para ficar bilionário em 6 meses), duvido que alguém possa escapar do pior dos abismos... Mais um século perdido!

 


Um comentário: