Eu, que abomino todo e qualquer tipo de prisão, cadeia, penitenciária, presídio e etc., quando assisti a cena do Crivela sendo conduzido para a cadeia, instintivamente, voltei a ler o Velho Testamento. Já leu? Ah!, precisa ler! Quem ler o Velho Testamento entenderá de imediato a essência de toda a putaria e de toda a loucura vigente. E, além disso, descobrirá que um dos filhos de Noé se chamava Cão... e que para dizer: tenha relação sexual com ela, se dizia: entra a ela.
Uma curiosidade: no livro Políticas de Saúde mental no Brasil, página 21, um dos autores escreve: "Numa passagem do Velho Testamento (Salmo 34) Davi, ao contemplar um demente sendo ridicularizado por crianças na rua, interpela Deus: <Senhor do universo, que vantagem pode ter o mundo na loucura? Quando um homem erra pelo mercado, rasga suas vestimentas e sofre a zombaria das crianças, seria isto belo aos teus olhos?".
Aproveitando o dia chuvoso, vasculhei todos os Salmos do velho livro semita e não encontrei tal interpelação. O autor teria se equivocado?, ou procurei mal?
Enfim, pelo que tudo indica, o Crivela passará a noite natalina na tramela e atrás das grades. Terá oportunidade de repetir lá, as idiotices de Jó e até de catequizar outros prisioneiros.
E, se no Rio de Janeiro, as coisas continuarem como nos últimos tempos, não é impossível imaginar que, uma hora dessas, até o Cristo Redentor tenha as contas, os bolsos e as senhas investigadas, venha a ser acusado de conivência com a roubalheira e com a prevaricação generalizada, arrancado do alto daquele petit Himalaia carioca e jogado nos porões do Bangu IV...
E la nave va...
https://www.elhistoriador.com.ar/el-fusilamiento-de-severino-di-giovanni-por-roberto-arlt/
ResponderExcluir