quarta-feira, 25 de julho de 2018

Mentir não é trair...

E o show de politicagem ganha as alturas! Se os sociólogos, os psicólogos, os teólogos, os carcereiros e os antropólogos quiserem, finalmente, elaborar uma definitiva concepção do SUJEITO, a chance é agora. Que o candidato mais bem votado seja um presidiário, isto, por si só, já eleva o surrealismo e a loucura nacional à estratosfera e passa a ser um dos principais fenômenos que representam, e muito bem, a porra louquice que regeu os 518 anos desta terra.
Duas ou três horas diárias diante da televisão, do rádio, lendo os jornais ou 'viajando' pela internet é equivalente à obra completa de Freud, de Hitler, dos bispos de Cuernavaca, dos trovadores medievais, de Marx, de Chaplin e, claro, do Marques de Sade...
Um show de bagatelas! Os pretensos e futuros administradores da república não conseguem ir além das bagatelas! Um deles em seu mais recente discurso, prometeu que, se eleito, instalará no país uma exemplar austeridade no trato com as "coisas públicas" e que a cabotinagem do Palácio, acostumada no governo anterior a comer lagostas, com ele no poder, terá que acostumar-se ao arroz, com feijão e ovos. O que, convenhamos, não é de todo ruim... mas, para quem já estava viciado em lagostim ao forno com queijo derramado nas beiradas... Um taco de lagosta intercalado com um trago de vinho da Côte de Beaune... Ah, isto não será mole!... Se o monsieur das lagostas, que agora está numa penitenciária, tentava sublimar e exorcizar uma infância de penúria, o monsieur do feijão com arroz e ovos, em campanha, tenta impor aos civis o cardápio vivere parvo da caserna. No fundo a miséria é a mesma! 
E em todos os discursos, falam em Deus como se estivessem falando de um DIU, do viagra ou da caderneta de poupança... Quem já se debruçou sobre os argumentos e as aventuras encarniçadas da inquisição pode, se quiser, encontrar vários neo representantes daqueles tempos no Youtube. Quase todos jovens, com aquelas carinhas de porcos chouvinistas, com uma concepção antropomórfica de Deus e colocando seu nome no princípio e no final de suas pregações. O mais curioso e bizarro é que pregam praticamente só para sujeitos já convertidos... numa espécie de confraria masturbatória. 
E Deus? O que deve pensar desses idiotas? E qual é sua intenção ao permitir, por tanto tempo, que esses energúmenos utilizem seu nome para amenizar suas esquizoidices sociais e políticas? Feijão, arroz e ovos!  Até que está ótimo! No caso do populacho, é provável que, por recomendação de algum nutricionista mais exaltado, com o tempo venham secretamente a agregar ao cardápio umas folhas de mandioca selvagem, aquelas ricas em ácido cianídrico. Com o que a Sociedade Internacional dos Crustáceos ficaria profundamente grata.
Um especialista em psicopatologias chamou-me atenção para o fato da sociedade, completamente despirocada, estar cambaleando entre a claustrophilia e a claustrophobia. Sendo que a primeira, como nos esclarece Pascal Quignard, se estrutura ainda no período Pré-natal e a segunda, no período Pós-
natal dos sujeitos...
Em outras palavras: O desvario manifesto é tanto que nem parece que se esta buscando eleger alguém que tenha culhões para governar o país. Mas, e como alguém pode ter a pretensão de querer governar um país sem ter lido antes o Tratado teológico-político de Spinosa? 
Se um extra-terrestre se atrevesse a passar um final de semana por aqui, pegar uma pistoleira das que ficam ali no setor hoteleiro e com ela ir bebericar champagne nas montanhas que circundam Pirinópolis, de cara pensaria que ao invés de um Presidente da República estaríamos tentando eleger um enfermeiro para administrar esse imenso sanatório que é o país... E não estaria de todo equivocado.
Mas, enfim, no lero-lero, na verborréia e nas encenações carolas dessa gente, quando se dirigem às multidões que, por não conseguirem pensar, os aplaudem, quem ficar atento poderá identificar na fala deles, uma espécie de chiado, de apelo e de auto-censura, como se estivessem procurando convencer os eleitores daquilo que diz o titulo de um livro de Angela Huth: mentir, nést pas trahir...

2 comentários:

  1. Sinceramente Ézio, apesar de toda a admiração que nutro por vossa pessoa, pra mim é tão o mais loucura apoiar um juiz (que por sua vez é apoiado por grande parte do judiciário que faz vista grossa pros seus abusos) que diz que quer combater corrupção e condena, mas tira foto marota com Aécio Neves apesar de, à época da confraternização, ter sido o político mais delatado da lava-jato (e continua sendo, aliás agora com provas bem robustas). Juiz que continua até hoje, com essa ética, jantando lagostas(provavelmente deixando a metade delas no prato) e tirando fotos chics com os bacanas do PSDB. Fala a verdade, esse descaramento lembra ou não lembra os julgamentos da Santa Inquisição? Isso às vistas do mundo inteiro. Francamente, penso que se você critica o fato de haver um candidato à presidente preso sob essas condições de julgamento, você deveria fazê-lo do mesmo modo a quem o condenou, sob pena de estar tão ou mais esquizofrênico do que esses sujeitos políticos.

    ResponderExcluir
  2. Moro está certo, ele é o nosso super-homem do sul...Lula e essa gentalha deve mofar na cadeia. É melhor tirar foto com o Aecio do que com o Lula, cachaça dentro de garrafa de água mineral não é minha praia, prefiro pó gostoso pro meu nariz aquilino.

    ResponderExcluir