quinta-feira, 21 de março de 2024

A mídia, o estupro e a civilização... Que a espécie deu errado, ninguém mais duvida...


"A dama zela a capa de peles que usa, como se o animal silvestre, que a trazia na floresta, nunca apanhasse chuvas torrenciais..."

Ramón Gómes de la Serna



Quem assistiu aos jornais televisivos de ontem à noite ficou impressionado com o tempo dedicado às notícias e aos casos de estupro: primeiro o de um tal Robinho, que teria, com mais meia dúzia de amigos, abusado sexualmente de uma albanesa lá numa luxuosa boate de Milão; depois o de um tal de Daniel Alves, este, acusado e condenado por ter abusado de uma moça numa luxuosa boate de Barcelona; depois o caso de um suposto indígena, ex funcionário de uma empresa estatal, que teria feito sexo abusivo com várias mulheres, lá pelos lados de Belém do Pará. Depois o caso de uma família em Curitiba, que assassinou um sujeito, com a justificativa de que ele teria tentado abusar de sua filha, etc, etc, etc. Curiosamente, três dos mencionados aqui, (menos o ex indígena) são jogadores de futebol e, mais curioso ainda, a fiança milionária que um deles terá que pagar à policia espanhola (para continuar solto), será bancada por outro jogador de futebol que, por várias vezes, também já foi acusado de praticar o mesmo delito. Afinal, sexo e estupro teriam alguma coisa a ver com esse entretenimento de babacas? 

E o que estaria acontecendo com a sexualidade dessa espécie? Ou sempre foi assim? Ou desde sempre, a sexualidade esteve configurada no formato estupro? E que no imaginário masculino só se legitima pela via da força? Será? E se for assim, então todos descendemos e somos o resultado desse designium?

Como resmungaria Deleuze: estamos doentes de eros, e isto, porque Eros está, objetivamente doente. O que se tornou o amor para que um homem e uma mulher saiam dele tão desmunidos, lamentáveis e enfermos, e ajam e reajam tão mal, tanto no começo quanto no fim numa sociedade corrompida?   

Sair da selva até que foi fácil. Difícil está sendo lidar com o canibal predador que preservamos... (até, convenhamos, com uma certa paixão). Será que o chamado processo civilizatório não seria outra coisa além da tentativa de higienizar e adestrar os instintos, os desejos e as taras da espécie? Será que sexo e Iluminismo não combinam? Independente disso, vale lembrar, que o velho Platão, lá em sua República, já insinuava que: o homem comum apenas sonha o que o criminoso executa.

"É naquilo que tua natureza tem de selvagem que restabeleces o melhor de tua perversidade, quero dizer de tua espiritualidade"(Nietzsche) 

E então, a luta feminina de emancipação, teria como objetivo principal livrar-se dessa violência e dessa aberração milenar? Apagar do livro das preces matinais dos judeus, a frase: "Oh, Senhor, muito obrigado por não ter nascido gentio, escravo e nem mulher..."?

Evidentemente, não serão os juízes, a policia, os padres, as freiras, as donas de casa, e nem os carcereiros a responder estas questões. Enquanto isso, o rebanho 'despirocado', perdido no meio dos escombros da história e sem 'razão', vai se escondendo aqui e ali e, como pode, praticando na clandestinidade, suas misérias... (e lotando as cadeias).

Tudo bem... tudo bem... mas e o desejo? E a sexualidade? E o gozo? E aqueles passeios românticos, com uma garrafa de vinho na bolsa, pelo zigzag das montanhas? E a cumplicidade entre os amantes?

Que furada e que miséria!

Que a espécie deu errado, (e não apenas na particularidade erótica), ninguém mais têm dúvidas.


 





 

6 comentários:

  1. Aos que ainda querem cultuar o desejo (sadio?) pelas mulheres
    Nada como a Michal Elia Kamal e sua voz
    https://www.youtube.com/watch?v=WH7223-OKx0

    ResponderExcluir
  2. Futebol...ah que bando de imbecis!!!!! Eu os odeio completamente...tantos os energúmenos jogadores quanto seus discípulos torcedores...fica a pergunta: e as torcedoras que acham dessas notícias??? Fosse filha minha com uma lápis um filho da puta desse ja era!

    ResponderExcluir
  3. Compaixão!? Só e exclusivamente com os de boa intenção...

    ResponderExcluir
  4. https://www.correiobraziliense.com.br/colunistas/mariana-morais/2024/03/6818695-ex-affair-de-neymar-revela-segredo-para-ter-a-vagina-mais-bonita-do-brasil.html

    ResponderExcluir
  5. https://www.correiobraziliense.com.br/esportes/2024/03/6823221-robinho-esta-em-tremembe-onde-passou-1-noite-preso.html

    ResponderExcluir