sexta-feira, 16 de dezembro de 2022

Charles Perrault e o uso patético do dedo polegar... Ou, como diziam os antigos chineses: "quem conhece o seu coração desconfia de seus olhos..."

 


Ah! o pequeno polegar!

Sinceramente, sem querer colocar em dúvida o caráter, a honra e a competência desses personagens, confesso que tenho um preconceito incurável sobre esse gesto. Sobre esse maldito polegar voltado para cima... O que quer verdadeiramente dizer, afinal? E o que acontece com o fotógrafo, ele que, se supõe, seria um  expert em compostura e em estética, que não emite uma senha aos fotografados, informando que só fará o clic depois que eles enfiarem esses malditos dedos em outro lugar? Aliás, e quando é que os governos terão uma espécie de ombudsman no reino da fotografia? Sim, porquê essas posturas e esses gestos são ridículos e comprometem. E vejam que alguns deles, cheios de entusiasmo, até levantam o das duas mãos! Deveriam, inclusive, saber que em alguns lugares do mundo esse gesto cretino é interpretado como um grave insulto e que mesmo entre nós, induz o expectador, de imediato, a pensar no Homem sem atributos, do Musil, ou, pior: no Barão de Münchhausen, ou até mesmo em Charles Perrault com seu patético conto de fadas... Ridículo! Além disso, olhando-os bem, quem é que não se lembra dos tempos do grêmio estudantil, num sábado à tarde e no meio de uma bebedeira? Ou então, do sujeito que entra ziguezagueando na contramão e que, para justificar-se, faz cinicamente uso desse mesmo gesto?  Sim, apesar de todo o charlatanismo vigente na área, o corpo fala.

E os discípulos da seita, para justificar a trupe, arrancam Nero e os gladiadores das catacumbas... Ora! Tudo bem! Mas Nero era Nero e lá, pelo menos, o dedo era quase sempre virado para baixo, enquanto que aqui, é sempre para cima...(!?) A esposa do Mendigo K me olha bem nos olhos e decreta: melhor com o polegar para cima do que aquelas fotos, onde todo mundo parece estar protegendo sua "genitália"... Outros vigaristas tentam dissuadir-me dizendo: Bazzo, dê graças a Deus de que, pelo menos, por enquanto, não estão mostrando o dedo do meio...

E só interrompi os afazeres domésticos para vir fazer este breve registro neste 'breviário', porquê se trata de pessoas relevantes para a vida do país e que, daqui para diante serão eles que controlarão nosso dinheiro; o preço dos remédios; as dimensões de nossos barracos; o conteúdo das cestas básicas; o que é fake e o que é vero; a espessura do asfalto em nossas estradas; o pedigree e o peso do chicote de nossos chefes; a quantidade de inseticidas em nossos pimentões; nossos pensamentos, nossa furia e, claro, o cassetete das polícias, etc etc... E mais: que administrarão o ORÇAMENTO SECRETO!

Enfim, com dedo ou sem dedo, todos sabemos que é sempre melhor Reinar no inferno do que Servir no paraíso!

E la nave va...

 

 



Nenhum comentário:

Postar um comentário