quinta-feira, 28 de julho de 2022

A Carta dos banqueiros e dos empresários... e a história incrível da desfaçatez...


"O empurrãozinho que nos dá o destino - transforma-nos um deserto num jardim." 
(Trilussa)






No mesmo dia em que auditores e Fiscais do Trabalho anunciaram o resgate de quase 400 trabalhadores que estavam submetidos a situação de escravidão, em 16 estados do país, há um frenesi e uma excitação inacreditável ao redor da Carta dos Banqueiros e dos Empresários, em "defesa da democracia". Depois dos barões, agora até muitos pés de chinelo - de esquerda e de direita - estão se acotovelando para assinar a referida carta. Muitos, inclusive, nem sabem o que estão referendando e outros, que nem sequer sabem escrever o próprio nome. 

Surrealismo à parte, quê democracia é essa que se referem esses senhores? Quê democracia é essa que mantém de molho mais de 20 milhões de analfabetos? Uns 30 milhões de mendigos? Outros 50 milhões de limítrofes? Uma classe média abobalhada? Uma elite cretina? Uma sociedade que contabiliza 50 mil homicídios por ano e que mantém 700 mil sujeitos enjaulados em penitenciárias e manicômios medievais? (muitos, ainda sem julgamento e outros tantos por desentendimentos e mal entendidos).

Democracia? Desde quando um país é considerado democrata pelo simples fato de ter eleições livres de 5 em 5 anos? Com as mesmas famílias se revezando no poder e nos palácios há meio século? E de, qualquer clown poder ficar vendo filminhos pornográficos durante o expediente?

Enfim, ouvir Banqueiros e empresários defendendo a democracia não é apenas uma piada e um motivo de bebedeira, é algo quase messiânico e inacreditável... Mas afinal: de quê democracia eles estão falando? Da 'atual' ou de uma idílica e futura?

Estamos mal! Muito mal! 

Apesar de todo mundo gostar de exibir-se e de citar a frase de Marx: a história se repete primeiro como tragédia e depois como farsa,  ninguém parece querer sair da catalepsia!

Um show de vira-latismo que lembra a Síndrome de Estocolmo...

E o pior, é que o rebanho (cego, traumatizado  e sedento) vem sendo assediado e empurrado de um lado para outro com uma facilidade nunca antes registrada... E que até os tais artistas, os tais poetas, os delirantes das sextas-feiras, as mocinhas da 315, as velhinhas do final de feira... os animadores da esquerda e até mesmo o Bolsonaro e sua trupe, todo mundo só fala em democracia e na sacrossanta Carta Magna... Ah! a democracia! Ah! a Carta Magna! Sim, mas e as filas para mendigar ossos nos açougues? E os sopões de escamas de peixes? E as filas ao redor dos hospitais para conseguir um Band-Aid ou para tratar uma unha encravada? E os morros que, a cada chuva, se desmancham sobre os cortiços? E os rios, em estado terminal e cheios de espuma, que passam há décadas pela retaguarda das mansões iluminadas e em festa? E essa estranha submissão e culto à gerontocracia? E os salários de uma pequena e malandra confraria? E os salários de uma imensa multidão de escravos? E a tirania maquiada de humanismo e de cristianismo?

Enfim: o que é essa tal democracia? DEMO cracia?

Segundo Barbey d'Aurevily, seria a soberania do ignóbil. 

Segundo Bolivar, servir à democracia é como lavrar o mar. 

Segundo Russel Lowell, é a ideologia política segundo a qual eu não sou igual a ti, mas tu és igual a mim... 

Segundo um velho deputado, não é mais do que a arte de fazer com que o povo seja oprimido pelo povo, no interesse do povo...

Segundo o Mendigo K, ela se deve mais à pólvora do que a Montesquieu.

Ah! Que miséria! 

Mas, mesmo assim, Viva a revolução humanista dos banqueiros! 

Viva a consciência de classe dos Empresários! E viva também a revolução dos bichos! 

(Teriam lido o Banqueiro anarquista, do Fernando Pessoa???)

Na cobertura do prédio vizinho alguém, no violino, intercalava a Sonata número 10, com a de número 6,  de Nicollo Paganini... 

E la nave va... dritta nell'abisso...







4 comentários:

  1. Aplausos! Excelente !

    ResponderExcluir
  2. Pois é...só a boa música pra ajudar a respirar diante essa merda toda! Inclusive em Brasília mais especificamente se voce tiver uma Porsche come alguém ( essa cidade está cada vez pior ou melhor seria dizer, corrupta!). Começaria queimando todas as bíblias mas "pedir" isso é tao utópico quanto procurar pelo tal E.T de varginha( aliás outro engôdo!) Os idiotas! Observem; estão por todos os lados e nos "melhores" empregos! Acompanhandos claro, das devidas meretrizes...
    Fato!

    ResponderExcluir
  3. Olá Ezio, tudo bem com o senhor?
    Aqui é o Carlos, o ex padreco que fez atendimento com o senhor no HUB.
    Jogando xadrez com os velhinhos da asa norte? 😜
    Estou bem e caminhando um vida saudável!
    Um abraço.
    Ps.: De uma olhada no meu site: www.carlos-eduardo.medium.com

    ResponderExcluir
  4. https://www.youtube.com/watch?v=bSu-U5t2kIY

    ResponderExcluir