quinta-feira, 19 de dezembro de 2019

E o comércio esta bom bando...


Com as comemorações natalinas os comerciantes, mais do que os cristãos, ficam eufóricos. E depois que os chineses inventaram as luzinhas pisca-pisca e as lojinhas de $ 1,99, então...
Por todos os lados se vê letreiros digitais, anúncios e placas informando que há descontos, promoções, lançamentos, ofertas, presentes, rabanadas, gratificações, confraternizações, esmolas, Cupons especiais de descontos, corais melancólicos no pátio das paróquias, viagens quase de graça, financiamentos em 40 anos, Papais Noel na porta dos shoppings, indultos, (que é a clemência do Estado aos presos), mentiras de todos os tipos e etc. As adegas fervilham! Bêbados que só se viram no natal passado se encontram por lá e, no meio dos tremeliques de Korsakoff juram que a embriaguês deste ano será a mais radical de suas vidas! E o governador aparece no meio de beatos, de poetas e de serpentinas para anunciar a Primeira Pedra do Museu da Bíblia
Compre um jogo de lençóis de algodão egípcio e ganhe um panetone com pingos de ouro!
Os postes estão enfeitados. Todo mundo fica mais cordial e se abraça, mas com cuidado para não despertar e excitar as partes pudendas. Com pressa, deixaram as luzes dos Ministérios acesas! Os ladrões mais gabaritados vão esquiar em Bariloche ou nos Alpes suíços e os palhaços dos semáforos mudaram a fantasia. Há slogans até de ateus pelas paredes, mas claro, predominam os de Paulo Coelho e os da irmã Dulce. A data é tão significativa que se vê por todos os lados velhotas e velhotes regredidos à primeira infância! Tudo arnaque! Tudo fake news e fake publicity! E todos mentem descaradamente até para suas crianças que o Papai Noel esta chegando da Escandinávia e que vem num trenó puxado por quatro ou cinco veadinhos e trazendo os presentes... E depois dizem querer construir uma sociedade que, no futuro, deixe de ser um covil de mentirosos e de corruptos!
Muitas flores! As floriculturas dobram os preços. Adoram esta data, também a do dia dos mortos e do mês de maio que é o mês dos casamentos. E não faltam bobalhões correndo pelas veredas com seus bouquet apertados ao peito. Até as meninas da noite estão dando descontos, mas só até o fim da Missa do Galo! E o rebanho, embalado pelas neuroses, pelas freirinhas da mídia, pelos sininhos de Noite Feliz e pela ficção de transcendência e de "prosperidade" vão enchendo seus barracos de porcarias e tudo em nome do nascimento de Cristo que, aliás, segundo a própria lenda, nem nasceu em dezembro, mas em julho. 
Enfim, nesta data fica mais do que evidente que no mundo do comércio e das religiões sempre existiu e existe a lei do excludente de ilicitude, e mais: que como diziam os ladrões judeus de Varsóvia, "quando um ladrão vai roubar, também pede que Deus o ajude". 
O que é um ladrão? Ladrão é um comerciante na escuridão! Diziam.


Enquanto isso, nos arredores da capital da república:





Um comentário:

  1. http://blogs.correiobraziliense.com.br/cbpoder/memorial-da-biblia-vira-polemica/

    ResponderExcluir