terça-feira, 31 de dezembro de 2019

500 anos de surrealismo!

"Si Dieu voit tout, il doit être furiosamente míope "(Se Deus vê tudo, ele deve estar/ser furiosamente míope )
Jacques Sternberg, Les pensées, p.78

Fui comprar meia dúzia de ovos galados no mercado da esquina. 
Todo mundo esta agitado. Afinal, daqui a algumas horas será a virada. A virada? Virada de quê brother? 
E todo mundo quer comprar nozes, uvas, tâmaras, vinhos, pêssegos e ameixas vindas do Chile e até da Grécia para, ruminando, assistir aos fogos de artifício da meia noite! Os governadores estão excitados. Haveria fórmula para lavar dinheiro roubado melhor do que esta? E as velhinhas já quase demênciais, rodeadas de parasitas, se posicionam nas janelas e nos sobrados, porque também querem ver os shows pirotécnicos! Sentir o cheiro da pólvora!  Afinal, os desejos da infância nunca passam, não é verdade?
E no mercado, em cada porta de entrada uma mendiga com crianças no colo. 
Sobrou alguma moeda, moço?
Seus comparsas as vigiam lá do outro lado da rua.
As beatas comentam, com as moças do caixa, a aparição da Virgem Maria numa caverna de Minas Gerais. E lá no estacionamento, um guardador de carro, que também é mendigo e ex presidiário, ao mesmo tempo em que esta extorquindo uma motorista quase idosa, me grita: E aí doutor! Feliz ano novo! Quando é que vai aparecer lá na 102 para tomar um capuccino?
Caralho!
Meu cachorro me olha preocupado. A manhã esta radiante. O sol cai de cheio sobre o amarelão das Sibipirunas.
_____________________________________________________
EM TEMPO: Na entrada do prédio, um bobalhão que sobreviveu à porralouquice hippie, à reforma psiquiátrica e às surubas do Rajnesh, enquanto lava as calotas de seu fusca 94, ouve nostalgicamente Shine on You crazy diamond, do velho Pink Floyd... O circo é perfeito e la nave va...



Nenhum comentário:

Postar um comentário