quarta-feira, 13 de novembro de 2019

Invadiram a Embaixada da Venezuela... (Trata-se da milícia de direita ou da milícia de esquerda? Aliás, o que é que as diferencia?














Em Brasília esta fazendo um calor infernal.  Todo mundo esta se perguntando quando é que o governador fará a transposição de algum rio para cá? O imenso Araguaia ou pelo menos o São Bartolomeu.
E muitos habitantes daqui já estão certos de uma coisa: quando chegarem no inferno terão a sensação do Déjá-vu, isto é, de já haver estado lá. 
Mas hoje é praticamente feriado na cidade, esta todo mundo coçando o saco nas varandas, nos parques ou pelas alamedas enfeitadas de flamboyans, porque estamos recebendo os chefões dos BRICS. (Lembram do Bric à Brac?) 
Dizem que já viram o Putin por aí. Dos outros, da China, da India e da Africa do Sul, ninguém fala nada. Mas o fato mais transcendente de hoje, esta sendo a invasão da embaixada da Venezuela logo ali, num lugar paradisíaco e a beira do lago... 
A curiosidade é imensa: quem são os protagonistas e o que querem.? Seriam de direita ou de esquerda? Do Circo de Soleil ou extra-terrestres? Beatos da Irmã Dulce da Bahia ou da Madre Tereza de Calcutá? Seriam anarquistas incendiários Bakuninistas ou enviados do Chico Xavier?  Por enquanto ninguém sabe... Dizem apenas e simplesmente que pularam os muros e que são de uma milícia... De uma milícia? Ora, então nada mais lógico do que enviar os cães de outra milícia para arrancá-los de lá... E dizem que durante o tumulto viram um pássaro exótico sobre o arame farpado das cercas da embaixada. Seria o espírito do comandante Hugo Chaves feito pássaro?
Como Brasília é Zen, os guardas e os diplomatas deveriam estar filosofando ou fazendo poesias pelos jardins dos palácios quando os invasores apareceram. 
Parece estranho, mas não é. O que mais poderiam estar fazendo os diplomatas, em uma quarta-feira como esta? O que mais podem fazer os diplomatas, quando não são aficcionados pelo jogo de  xadrez ou quando, por um problema de bílis, não podem tomar chá cafeinado com biscuits às 17:25 horas? E é bizarro que quando se fala em diplomatas, vem logo um pé de chinelo sobre tamancos citar a Convenção de Viena. Viena? Ora, falar de Viena é falar do Império Austro-Húngaro. E depois, quando falam da tal Convenção de Viena com tanta paixão como se fosse um anexo do Antigo Testamento ou mais uma das Cláusulas pétreas, será que não estariam apenas se referindo ao Schnitzel com vinho ao som de uma das bagatelas de Beethoven?   Bah!, Que bando de farsantes!
Da Venezuela não sei muita coisa. Tive uma vizinha em Barcelona que era de lá, que estava se doutorando em arquitetura, que tinha na sala um poster de Simon Bolivar, que gostava de tocar Chopin no piano e que me  dizia, com um certo orgulho que seu país, além de petróleo tinha um Ministério da Inteligência e uma das orquestras sinfônicas mais importantes do mundo. 
Mais recentemente, já neste século, vi um documentário sobre os cachorros de rua em Caracas, de todas as raças e tamanhos. Iam melancólicos e cabisbaixos de um lado a outro, esqueléticos e na maior penúria.
Enfim, seja você da confraria que for, tente lembrar-se de vez em quando daquilo que dizia G. Bernanos: "O escândalo não está em dizer a verdade, mas em não dizê-la por completo. Em introduzir nela uma mentira por omissão que a deixa intacta por fora mas que, como um câncer, lhe destrói internamente o coração e as entranhas..."

5 comentários:

  1. https://www.youtube.com/watch?v=oDOC5_1z0pg

    ResponderExcluir
  2. https://www.youtube.com/watch?v=o-LpQqrzUTc

    ResponderExcluir
  3. Meu caro, recusaria a amizade de um diplomata apenas por sê-lo diplomata?

    ResponderExcluir
  4. https://www.youtube.com/watch?v=fLbbJAIvkNc

    ResponderExcluir
  5. https://www.youtube.com/watch?v=LeuxE_DTYQ8

    ResponderExcluir