sexta-feira, 29 de novembro de 2019

NECROFILIA...



[Desde el fondo del corazón odio la tumba de los grandes señores y sacerdotes, pero odio aún más a aquellos que se comprometen con ellos...]
Holderlin

E São Paulo, como se fosse um vilarejo suburbano mergulhado em culpabilidades e em desgraças, se rende ao cadáver do Gugu.
Seria por isso que Lima Barreto, em seu Clara dos Anjos, 
pagina 16, afirmava que o subúrbio é um refúgio de infelizes? 
Mas São Paulo? Logo São Paulo, que ao mesmo tempo que esconde a nojeira do Rio Tietê gosta de tagarelar sobre a USP e de gabar-se de ser uma metrópole... O que esta acontecendo? Por que esse exagero e esse abuso de um cadáver? Seria realmente pelo cadáver? O que esta acontecendo? E podem revisar a literatura especializada, este não é um sado-masoquismo comum. É muito mais. É um horror! Tenho certeza que se o morto em questão pudesse, ele não deixaria barato. E que isto nos sirva de alerta para que quando nós mesmos cairmos do telhado não sejamos vítimas de um abuso e de uma palhaçada semelhante. Sim, é um horror. Uma falta de vergonha na cara. Tanto das elites exibicionistas como do populacho carente. Uma indecência o que estão fazendo com o morto. 
Ah, mas é coisa do populacho e dos novos ricos!
Ora, se o populacho e os novos ricos querem dar vazão à sua morbidez, que durmam um dia na rua... e verão que não lhes faltará cadáveres para justificar suas patologias e seus álibis. 
E não digo tudo isto com a lógica de um coveiro, mas apenas para ser justo com a ética primitiva que recheia meus DNAs e meus ossos. 
Essa puxação de saco e essa turvação de água para dar impressão de profundidade é uma infâmia, uma afronta para a dignidade do morto e para a honra de seus familiares. Não é possível perceber? 
O que estão querendo? Deixar claro para o rebanho que, como dizia Wordsworth, só existe uma grande sociedade na terra: os nobres vivos e os nobres mortos?
Nem quando morreu o Papa mais escolado e mais malandro de todos os tempos se viu tamanho espetáculo. Isso é ridículo! Isso é uma afronta à dignidade popular!......
Por mais que eu revise minha estante, que leia e releia a vintena de tratados que disponho sobre a morte, sobre o efeito da morte nos vivos, sobre a culpabilidade dos que continuam vivos diante do morto. Por mais que eu releia o instinto de morte do camarada Freud, a Análise do caráter de Reich; O sexo e a morte, de Jacques Ruffié; La mort, de Jankélévitch; O tabu da morte, de Jose Carlos Rodrigues; A negação da morte, de Ernest Becker; Com a morte na alma e a Náusea, do estrabico Sartre e até mesmo o livro Tibetano dos mortos, não encontro uma explicação... Caralho! 
Non, je ne suis pas votre frère! 
E la nave va...




Um comentário: