quarta-feira, 16 de outubro de 2019

O MUSEU DA BÍBLIA...

"Predicar em parábolas é típico de quem não quer comprometer-se..."
J.L.Borges

1. Acabo de ouvir a notícia quase infame de que a Bancada Evangélica do Congresso Nacional esta com um projeto pronto para construir em Brasília um MUSEU da BÍBLIA. Vou repetir: os parlamentares que compõem a Bancada Evangélica no Congresso Nacional (segundo a notícia) estão em vias de edificar aqui em Brasília um MUSEU DA BÍBLIA
Não precisa ser um talento e nem um ateu para achar esse projeto um tanto esdrúxulo. Imaginem se amanhã (neste país que não tem saneamento básico e nem banheiros públicos em 80% de seu território, e que recentemente deixou queimar um museu histórico por pura negligência) a Bancada da Bala lá do mesmo Congresso resolver edificar também o MUSEU DO COLT 45! Ou se, depois de amanhã, a Bancada do Agro-negócio tiver a idéia erudita de construir um MUSEU ÀS VACAS ou AOS ASNOS! E um pouco mais tarde até o MUSEU DA CESTA BÁSICA...
Não tem sentido! Isto seria o resultado de uma mentalidade pré-suburbana. E de um proselitismo caipira e bocó que acabará infestando as cidades com idiotices e com irracionalidades. Com monumentos à estupidez!
É verdade que já existem por aqui e pelo mundo a fora o MUSEU DOS ESGOTOS DE PARIS; O MUSEU DO VASO SANITÁRIO, em Nova Déli; O MUSEU DA BATATA, em Antuerpen; O MUSEU DO PÊNIS, na Islândia; O MUSEU DE CERA; O MUSEU DE CACHIMBOS; De BENGALAS; De CHAPÉUS; de CUECAS MONÁRQUICAS; de VIBRADORES USADOS POR CLEÓPATRA e etc.
Mas um MUSEU PARA A BÍBLIA? Isso é uma imoralidade, uma blasfêmia e até mesmo uma heresia!
O que pensariam os gregos dessa asneira? Eles que traduziram mal e porcamente do aramáico e de outras línguas sírias/semíticas, esses textos que foram encontrando no caminho de suas guerras?
E mais: O que pensaria o autor desse calhamaço de parábolas?
Aliás, hoje sabemos que predicar em parábolas é típico de quem não quer comprometer-se...

Um comentário:

  1. "Considerad los cuervos, que ni sienbran ni siegan; que no tienen cillero, ni alfolí; y Dios los alimenta. Cuánto de más estima sois vosotros que las aves?"" Jorge Luis Borges (Las secta de los treinta)

    ResponderExcluir