terça-feira, 29 de outubro de 2019

Aos vencedores as chaves dos cofres e das cadeias...

"Cada um arrasta dentro de si sua miséria..."
Sienckiewiz

Como nesta semana aconteceram eleições presidenciais em vários países latino-americanos, dediquei horas para observar esse circo. É evidente que as massas, o populacho, os rebanhos, os eleitores têm um déficit mental e tratam todas as coisas do cotidiano (como a política) com a mesma cegueira e alienação que dedicam às religiões, ao animismo, ao esoterismo, ao horóscopo e a outras misérias existenciais. 
Na Argentina, por exemplo, (veja-se também o Uruguai, a Colombia, a Bolivia e outros feudos aqui dos trópicos) que conheço deste que tinha 14 anos, é bizarro ver aquela euforia no bando dos "vencedores", aqueles gritos, aqueles abraços, aqueles sorrisos, aquela devoção, aquela fé... a mesma que estão representando desde a época de Bernardino Rivadavia e de Evita, mesmo com o país vindo desde todos esses anos num ziguezague de fazer dó e de uma legião de vivaldinos virem se sucedendo no poder. Cinco anos uma turma. Cinco anos outra turma. Cinco anos a turma descendente da primeira turma. Cinco anos descendentes da segunda turma. E mesmo quando estão em posições (partidos) contrárias prometem e dizem as mesmas coisas ao populacho que só tem ouvidos para as próprias tripas. Quer ter um cargo, estabilidade, exibir-se, ser um cidadão, amigo ou pelo menos lacaio do rei... E no meio do caminho se decepcionam. Gritam. Esperneiam, passam para o outro lado. Bradam por democracia, por liberdade, por igualdade, por ética. Decoram chavões marxistas, peronistas, papistas e saem riscando as paredes... Sim, essa gente fala em ética. Observem. E quando não lhes vem a palavra ética a substituem por moral. Acham que é a mesma coisa! É inacreditável essa estagnação e essa neurose de repetição. Como é que a burrice se espalhou tão radicalmente pelo mundo? E aparecem o mais rápido possivel lá nos tronos ao lado de suas jararacas fazendo o sinal de Vitória. Caralho! E os malandros da Bolsa de valores aproveitam para subir ou descer os índices, o que para as manadas da no mesmo. Deslocam capitais de uma roubalheira a outra. Da noite para o dia são acionistas de outros conglomerados de bandidos. E recebem telefonemas de todos rincões do mundo, de seus aliados e sócios... E a turma "religiosa"e fanática, carente de um pai e de um chefe, briga entre si para defendê-los. Pagam jornalistas para idolatrá-los e vão a Paris cumprir a promessa que fizeram a suas "esposas": SE FOR ELEITO, SE O POVO CONFIAR EM MIM NOVAMENTE vamos passar uma noitada nos melhores hotéis do mundo dos quais, aliás têm ações secretas, e trocam juras de amor. Juram que são felizes. Que um deve o que é ao outro. E já estão com cartões corporativos na bolsa. Ela não vê a hora que o dia nasça para ir a Champs Élysee. Quer comprar 4 novos pares de sapato e marcar um encontro em Londres com suas amigas de solteira. Pegou o número 1 do país. Quer  exibir-se. A emoção é tanta que até o desejo sexual desapareceu, mas para quê?
 -Que meu marido, o Presidente da república, trepe com quem quiser, uma vez que não a engravide. 
-Que minha mulher, a esposa do Presidente da Republica trepe com quem quiser, só não pode se apaixonar... 
E os palhaços entram no picadeiro com suas trombetas... As hienas das boutiques começam a ligar-lhe para dar noticias sobre a última moda. Um soutien que deixa as tetas levantadas pode custar até 900 euros. Meu Deus! 900? Foda-se! Agora é o Estado que paga. Meu marido já fez tanto para nosso país!
Cinco anos de verborragia, de reuniões, comissões, demagogias, putaria política e social. E depois tudo se repete. Os que já se locupletaram e estão exaustos se afastam da politica. Não fizeram nada pelo estúpido populacho. (Que tal uma cesta básica? Uma cova coletiva? Um salário para que não morram de fome?) Afundaram na merda suas pátrias... e para ficarem fora do alcance dos invejosos e da polícias, doam três ou quatro terrenos às igrejas que, em nome de deus os apoiaram e vão viver em outro país... Mas antes disso passam a dar conferências pelo mundo a outros larápios. Imaginem: o que é que um merda desses pode ensinar a alguém mundo a fora? A não ser o Mapa das minas, os pontos frágeis da economia, das leis tributárias e das taras de seus eleitores e de sua pátria? Alem de divulgar segredos de Estado? E sempre sob a simulação de estar combatendo o imperialismo(!)
E o ciclo miserável das eleições se repete, se repete, se repete... 
Viva a Res-pública!
Viva a democracia! 
Viva o direito ao voto! 
Mas que fazer? 
Como disse o polaco Sienckiewiz, ganhador do Prêmio Nobel de 1905: "Cada um arrasta dentro de si sua miséria...

Nenhum comentário:

Postar um comentário