quinta-feira, 24 de outubro de 2019

Prisão em segunda instância? Presunção de inocência? O quê é isso? Que porra é essa?


 "A mi me asombra que una llave pueda abrir una puerta..."

J.L.Borges

Nesta tarde quase chuvosa encontrei o mendigo K no mercado da esquina comprando tâmaras de Israel.
Chamou-me de lado e confessou-me um pouco exaltado: achei excelente o VOTO e as devidas justificativas que deu para tal o Ministro Luis FUX, la no STF. 
Foi um dos poucos que nesta tarde teve um olhar lúcido, meio antropológico e meio sociológico a respeito da malandragem oficializada, da cadeia e do assunto. E até o ponto que vi sua declaração não caiu na tentação e na asneira de sustentar seu pensamento em poetas, e muito menos em poetas do tipo e do pedigree do egípcio/grego, Kaváfis, como o fez a senhora Rosa Weber. (seria parente do burocrata Max Weber?)
Konstantinos Kaváfis! Aquele que sempre que era tomado pelo Sentimento Oceânico, colocava as mãos nos quadris, batia os calcanhares na poeira da antiga Alexandria, virava os olhos para os lados da biblioteca que foi incendiada e suspirava: Que será de nós se os bárbaros não mais visitarem nossas alcovas? 
Aliás, quem já o viu sabe que é a cara do Fernando Pessoa... 
Presunção de Inocência!
Inocentes?
Mas como?, Se esta mais do que evidente que somos todos refinadíssimos e descarados malandrins?
E  admirei a fala do FUX - me dizia em voz mais baixa do que o normal - principalmente porque não o vi como um beato de joelhos diante da Constituição, da pobre Constituição que todos sabemos como e por quem foi engendrada... como se ela fosse a última palavra sobre a existência. Ora!, com bárbaros ou sem bárbaros chegará o dia em que ela terá que ser adulterada da primeira à última linha. Para depois ser adulterada outra e outra vez, novamente e novamente, independente dos gemidos e dos suspiros dos poetas obnubilados, delirantes e presunçosos, até que realmente ela possa representar o pouco de dignidade que, oxalá, ainda resida no DNA de nossa espécie...

_______________________________
A pintura acima é de David Dalla Venezia

2 comentários:

  1. https://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/politica/2019/10/25/interna_politica,800753/voto-de-rosa-weber-indica-veto-do-supremo-a-prisao-apos-segunda-instan.shtml

    ResponderExcluir
  2. https://www.youtube.com/watch?v=y5W9_RK-Sl8

    ResponderExcluir