sexta-feira, 4 de outubro de 2019

Isto também passará...

CHOVE EM VANCOUVER!
Apesar de todos os homeless e loucos que já mencionei e que andam por aí, no mundo da lua, a Biblioteca Pública (Public Library) é algo fantástico. Sete/oito andares de livros e de pessoas do mundo inteiro, com predominancia, claro, dos chineses. Ninguém tem mais dúvidas de que isto aqui, a medio prazo, se transformará numa imensa Shangai... Para se ter uma ideia da grandeza desta biblioteca (ou da mediocridade das nossas)  as vinte mais completas daí, com acervo e etc, caberiam dentro dela. 
PERGUNTA: O que nossos professores, educadores, gestores e outros aspones ficaram fazendo durante todos esses séculos? 
Mas, curiosamente, não se vê ninguém lendo pelas ruas, cafés, parques, estações e ónibus como é comum nos países latinos. Que passa?
As montanhas ao redor da cidade ainda estão cobertas de neblina e de chuviscos . O barco, parecido a uma caixa de fósforos vai de Downtown para Granville Island praticamente no automático. Muita gente, como eu, atravessa a cidade para ir lá, no meio de velhinhos e velhinhas chinesas, indianos, latinos e outros imigrantes fodidos tomar uma sopa de 3,50 dólares. Que, aliás, é uma delícia, pois vem acompanhada por um palmo de 
pão integral...
E há muitos estrangeiros visivelmente em surto pelas ruas. Acabo de cruzar com um chinês de uns 35 anos, com um casacão marrom, chinelos de camponês e com os cabelos amarrados, de cara para um muro e dialogando em mandarim com seus fantasmas. É sabido, desde os anos 60, que o Ocidente faz mal para os orientais e vice-versa... A pesar de muita gente não acreditar, a cultura e a política, o clima e o 'movimento dos barcos' também estão na gênese das desordens mentais... 
Mas, é bom essa gente lembrar que (como diria Freud) antes de diagnosticar alguém de depressivo é importante verificar se ele não esta cercado por idiotas... ou então que, como dizia o charlatão OSHO: "isto também passará".

Nenhum comentário:

Postar um comentário