terça-feira, 25 de abril de 2023

TERRA LIVRE... Os indígenas em transe... e a ilusão da demarcação do terreno...



"O parente mais simpático é aquele que nos manda, de quando em quando, um cartão postal duma terra muito distante..."

M.L. Descotte


Quem chegou ao Acampamento Terra Livre, nesta terça-feira, montado ali ao lado dos ministérios, onde estão acampados milhares de indígenas provenientes de diversas tribos, dependendo do horário, deve ter ficado confuso, pois durante umas 4 horas, os representantes transsexuais de cada tribo se revezavam nos microfones para denunciar o assedio e o acosso moral que, como trans, sofrem em suas regiões e inclusive no interior de suas aldeias.

Mas o objetivo da vinda desse povo à Brasília não era exigir a demarcação de seus territórios? Será que houve um mal entendido e que o território a ser demarcado é de outra natureza? (se perguntavam os mais malas...)

Estavam lá, no palco, umas dez pessoas quase todas vinculadas ao movimento LGBT Timbira, que iam se revezando no microfone: Eu sou da tribo X, sou homem trans e estou aqui para apoiar meus companheiros, contra a transfobia!

Eu sou da tribo Y, sou mulher trans, lésbica e sapatão e estou aqui para fortalecer a luta de minhas companheiras contra o machismo, a transfobia... etc, etc. E o diziam com veemência.

Alguém recitou as últimas palavras do índio timbira, lá no maranhão, índio que teria sido, lá por 1700, o primeiro homossexual executado por homofobia, por religiosos franceses. Amarrado na boca de um canhão teria sido despedaçado... (Um grupo de homossexuais está reivindicando que Timbira seja considerado santo pela igreja). Santo Timbira.


O auditório estava sempre lotado. A maioria, naturalmente, era de indígenas, mas havia gente de ONGS, de igrejas, funcionários públicos, estrangeiros, gente da mídia, simpatizantes e curiosos que aplaudiam e gritavam com os argumentos dos palestrantes que iam de Foucault às modernas terminologias de gênero, inclusive ao famoso toddis... Ao fundo, um arco-íris e um cartaz imenso que dizia: TERRA LIVRE.

Foi impressionante! Apesar da obesidade reinante, foram 4 horas dignas da pós-modernidade...








 















 





















 











2 comentários:

  1. https://www.correiobraziliense.com.br/brasil/2023/04/5090105-recomendacoes-da-cnv-sobre-direitos-indigenas-estao-em-retrocesso-diz-relatorio.html

    ResponderExcluir
  2. https://www.correiobraziliense.com.br/cidades-df/2023/04/5090181-indigena-relata-episodio-de-preconceito-ao-tentar-se-hospedar-em-pousada-no-df.html

    ResponderExcluir