"Dat veniam corvis, vexat censura columbas".
(A censura perdoa os corvos e persegue as pombas...).
Juvenal
Com os molares ainda entulhados de chocolate (quase sempre vagabundo e superfaturado), o populacho já começa a ser bombardeado por outra trapaça dos comerciantes e da mídia: O DIA DOS NAMORADOS.
E depois, todo mundo sabe, virão o dia das mães, dos pais, das secretárias; dos avós, dos parentes que não sobreviveram ao dilúvio; o dia da Peste Bubônica; dos curandeiros; do terremoto de Lisboa; de Paganini; dia em que São João, lá numa gráfica de Patmos, publicou o Apocalipsis; dia do guarda-chuva; da concubina; do incêndio de Roma; da Bomba que os americanos lançaram sobre Hiroshima; dia dos Pit bull terrier; dia da Inquisição; da ascensão de Maria Sabina, com sua sacola de cogumelos; dia de Todos os Santos; dia do livro, da foice e do baralho. Dia da Síndrome de Down; dia em que Cortez desembarcou nos trópicos e começou a matança de indígenas; dia do circo; dia dos mitômanos; dia das bruxas; dia dos camarões, das couves e do deus dos agnósticos... Dia dos Sem-Terra; dos Sem-Teto, dos sem nada... Dos nascidos em sagitário. Dia dos lacanianos, da Virgem de Fátima e da irmã Dulce ... etc, etc, etc... E para cada um deles, se não se quer ser considerado um filho do demônio, é necessário "dar uma lembrancinha!!!" Ah! quando é que se conseguirá readquirir nossa saúde mental?
O que mais impressiona nestes dias de Páscoa, além da roubalheira dos vendedores de chocolate, é o silêncio das confrarias especializadas em diabetes...
Como é possível ver e ficar indiferente ao rebanho atordoado e abobalhado nas filas dos mercados, pagando 150 reais por um "ovo" que não vale 15? E que depois de amanhã estará em outra fila, na dos hospitais e pronto-socorros, implorando para que alguém lhes injete um centímetro de insulinas ao redor do umbigo? Ridículo! Das 37 donas de casa que estão na fila do mercado, (por exemplo), 26 estão acima dos 90 quilos... Mesmo assim dizem que para comemorar a ressureição de Cristo, (ou a volta de Godot) vale a pena encher o rabo de chocolate...
Diabetes? No Brasil, são vinte milhões de doentes crônicos. A Sociedade Brasileira de Diabetes estaria hibernando? Ou garantindo a clientela?
Ah, mas é a tradição! É uma memória afetiva dos tataravós! Da fábula e dos dias em que o judeus fugiram do Egito!
Ora! Deixem de ser patetas! Acreditem no que quiserem e encham o rabo e as tripas de chocolate à vontade, mas, pelo menos, que seja por uma razão mais adulta e mais honesta. Esse silêncio diante da multidão desorientada e faminta é, além de prevaricação, uma desonestidade... Até mesmo contra os coelhos...
Quanto custa o coelhinho, moça?
150 reais!
Ora! Deixem de ser otários! Dizia o Mendigo K - Abram os olhos! Se não conseguem ter consciência política, pelo menos sejam honestos com vosso fígado, com vosso bolso e com vocês mesmos! Não é possível que, sob a trapaça de confeiteiros ordinários, de comerciantes analfabetos e de um misticismo mambembe, sigam fazendo o jogo dessas trupes de ladrões e de hienas!
Ou então, pelo menos, parem de ficar gritando que o país é um reduto de políticos ladrões! Parem de ficar tagarelando e enchendo o saco sobre aquelas famosas fraudes acontecidas lá na Petrobras e, mais recente, sobre o colar de diamantes que estava sendo traficado das arábias para o pescoço da Primeira Dama... Combinado?
Nenhum comentário:
Postar um comentário