quinta-feira, 4 de agosto de 2022

Carta aos compadres e ao rebanho idólatra...

"A arte do governo é a organização da idolatria. A burocracia se compõe de funcionários; a aristocracia, de ídolos; a democracia de idólatras. O selvagem se curva diante de ídolos de madeira e pedra; o homem civilizado, diante de ídolos de carne e sangue. Quando o ídolo de madeira não atende à prece do camponês ele o fustiga: quando o ídolo de carne e sangue não satisfaz ao homem civilizado, ele lhe corta a cabeça... São igualmente idólatras aqueles que matam um rei e aqueles que morrem por ele..." 

B.Shaw.

___________________


Os animadores de platéia  estão novamente excitados e ansiosos para divulgar e ler a Nova Carta que faz apologia da democracia e que deve sair do prelo ainda hoje. 

Se a da semana passada que causou frenesi entre os mesmos compadres, foi a dos banqueiros, esta - dizem - será de outra casta, e as duas clamando viva e artificialmente pela democracia. Tudo bem... tudo bem! Quem é que, nesta altura dos acontecimentos, se atreveria a ser contra a tal democracia? Não é verdade? Ser contra o "poder do povo, com o povo e para o povo"?!

Mas é importante prestar atenção num detalhe: neste momento e nas condições sociais em que nos encontramos, a democracia é verdadeiramente crucial para quem? Ora, apenas para as confrarias de endinheirados e de escravocratas, essa turma travestida de patriotas caridosos e indulgentes ... Democracia? Ora! Vá até a esquina de tua casa nesta quinta-feira (sem carro blindado e sem guarda-costas) para ver o que esses ilustres magnatas pretendem preservar e continuar chamando de democracia. 

Exemplo: Imaginem que se resolvesse fazer apologia da democracia num canil onde, no mesmo pátio, convivem 5,6 pitbulls, 3,4 Golden, e mais uns vinte ou trinta cuscos, guapecas e vira-latas de menor porte, recolhidos na rua, doentes, sub alimentados e com um histórico de abandono. Entendeu? 

A manutenção do Status Quo e da tal democracia num ambiente social tão assimétrico e tão povoado de ladrões, trapaceiros e de miseráveis como o atual, interessa a quem, meu amigo e trapaceiro cara pálida?

3 comentários:

  1. https://www.youtube.com/watch?v=MHBz9TSUhUc

    ResponderExcluir
  2. https://www.youtube.com/watch?v=S6VrJ1lC52w

    ResponderExcluir
  3. https://www.correiobraziliense.com.br/brasil/2022/08/5026899-brasil-registra-seis-casos-de-trabalho-escravo-domestico-em-um-mes.html

    ResponderExcluir