sexta-feira, 9 de fevereiro de 2018

SOMOS TODOS A VACA HERMIEN...

É possível identificar-se com a história da vaca que se jogou do caminhão que a levava ao matadouro e há um mês está fugindo pelos bosques da Holanda?

É possível identificar-se com a história da vaca Hermien, que se jogou do caminhão que a levava, junto com outras, ao matadouro e há um mês está fugindo pelos bosques da Holanda? Poderíamos dizer que sim, dada a rede de solidariedade que ela despertou em milhares de pessoas que estão angariando fundos para comprar o animal e assim permitir que termine seus dias em paz sem sofrer uma morte violenta.
Uma história na verdade insignificante que acabou se tornando um símbolo de identificação humana. Caberia perguntar-se o que desperta em nosso subconsciente esse animal que, em vez de se deixar levar passivamente para a morte, teve a coragem de saltar do caminhão e empreender uma fuga sem saber para onde, antes de se deixar sacrificar passivamente no matadouro.
Vivemos em um mundo dominado pela violência, onde os humanos nos sentimos cada vez mais massa passiva dominada por quem nos escraviza de mil formas sofisticadas fazendo-nos perder o sentido mais profundo da existência. Sentimo-nos, todos, e os despossuídos mais ainda, um número, uma peça dentro de uma sociedade que se torna cada vez mais passiva e resignada, “como gado levado ao matadouro”, segundo o sábio adágio popular.
A sociedade se descobre cada dia mais castrada em sua identidade, em sua liberdade de pensar e de criar, de ser mais que um número e uma peça no xadrez anônimo dos poderes de fato que nos vigiam, dominam e domesticam para que sejamos um produto que pode ser vendido e consumido. Somos todos vítimas destinadas ao sacrifício no altar do dinheiro, pelo bem comum, dizem, os novos sacerdotes do mercado.
Talvez por isso, milhares de pessoas tenham se sentido sensibilizadas, quase libertadas, ao se identificar com esse animal que intuiu por instinto que era conduzido ao martírio para se transformar em comida dos seus donos, os humanos, e saltou em busca de liberdade.
Essa ânsia de liberdade, a luta contra a morte, a resistência para não ser mais um na multidão anestesiada, as vontades de continuar gozando a vida sem que ninguém tenha o direito de nos sacrificar antes do tempo, pode ter sido o que sentem aqueles estão se identificando com o gesto da vaca Hermien, que disse “não” a quem se arrogava o direito de sacrificá-la. Libertar de uma morte não natural esse animal, que preferiu a fuga no vazio atirando-se do caminhão à aceitação passiva do matadouro, está sendo para muitos uma espécie de catarse. É como se a sociedade se perguntasse se, com nosso conformismo diante dos poderes e das ideologias que pretendem decidir autoritariamente nosso destino, não seria preferível saltar do caminhão da morte para redescobrir nossa dignidade humana. Essa dignidade que vemos metaforicamente refletida no gesto dessa vaca que disse não à multidão e se jogou no vazio que acabou sendo sua salvação. (Publicado no EL PAÍS, de hoje)
_______________
Leio atentamente a noticia e concluo que essa vaca, para protagonizar uma façanha dessas, já deve estar demasiadamente humanizada pois, a respeito da paranóia da morte, ainda estou tentado a acreditar na velha lenda grega que diz: Quando Ulisses, na Ilha da feiticeira Circe, pergunta a um de seus companheiros transformado em porco por que não quer voltar a ser o homem que era, o animal que passou a ser responde que a grande desgraça do homem é o conhecimento da morte (...) 
 E que os animais não possuem nem este conhecimento nem este sentimento. Assim, os melhores instantes da vida são aqueles durante os quais a sua consciência de duração está suspensa..."

3 comentários:

  1. Texto excelente para ler e refletir!

    ResponderExcluir
  2. Compaixão
    https://www.youtube.com/watch?v=Tdtgxm8jKDM

    https://www.vista-se.com.br/franca-ativistas-veganos-invadem-principal-frigorifico-do-pais-e-transmitem-tudo-ao-vivo/

    ResponderExcluir
  3. http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/mundo/2018/02/07/interna_mundo,658403/aos-90-anos-ex-papa-bento-xvi-se-prepara-para-sua-u201cultima-viagem.shtml

    ResponderExcluir