domingo, 18 de junho de 2023

Negócio místico e uma visão cretina do mundo: 4 crianças por um cão...








Segundo um dos indígenas colombianos que estiveram empenhados na busca das 4 crianças colombianas (aquelas que ficaram perdidas na selva por uns 40 dias), o desaparecimento do cão Wilson, depois que as crianças foram encontradas, se deve ao preço que os espíritos da selva cobraram. Devolvemos as crianças, mas, com uma condição: em troca do cão... O velho escambo! 4 crianças por 1 cachorro? Que informação malthusiana e antropológica estaria contida nesse negócio? Sim, eu conheço a síndrome de Noé e a quantidade de superstições relacionadas aos animais: lembram daquela vaca que depois de sua morte atormentou aquele que a havia roubado?

E esse tipo de raciocínio folclórico, místico, cabotino, mercantil, antropomórfico e infantil parece que já existia entre eles mesmo antes de descobrirem o cipó do Santo Daime e bem antes dos espanhóis terem chegado na região com suas caravelas, sua teologia, seus padres, suas missas, espadas, cavalos e cachorros e provocarem a maior matança de que se tem notícias...

Sim, tudo isso é, como diziam meus ancestrais, Uma barbaridade!!!

"... Au cours de ces quarante ans, plus de douze millions d'âmes, hommes, femmes et enfants, sont morts injustement à cause de la tyrannie et des ouvres infernales des chrétiens. C'est un chiffre sûr et véridique. Et en réalité, je crois, et je ne pense pas me tromper, qu'il y en a plus de quinze millions. (...) Ils les ont traités je ne dis pas comme des bêtes, mais pire que des bêtes et mois que du fumier..." ( Très brève relation de la destruction des Indes, Bartolomeu de Las Casas. pp 51,52)

Ao fundo, um casal dançando cumbia...


Um comentário: