domingo, 28 de abril de 2019

Da filosofia Bolsonariana...


"Para escapar de sua miserável sorte, o povo só tem três caminhos: dois imaginários e um real. Os dois primeiros são a taberna e a igreja, e o terceiro é a Revolução Social..."
M. Bakunin 

E a entrevista do Lula concedida ontem a dois jornais continua causando frenesi tanto entre os da seita como entre os da seita oposta. Para os primeiros, a retórica do ex presidente preso é quase de uma inspiração divina e uma prova de que o Obama (ex-presidente dos EEUU) estava certo: "Ele é o cara!" Já, para os seus adversários, não passa de mais um discurso milenarista, semelhante aos que se ouvia do Conselheiro, lá em Canudos., na Bahia de 1800...
Mas a idéia do Presidente da República (Bolsonaro) e de seu Ministro da Educação (Abrahan) de diminuir recursos para as áreas de Humanas, principalmente filosofia e sociologia nas universidades brasileiras não fica para trás em estupefação, esta causando espanto até entre os analfabetos. O que é um filósofo? E o que é um sociólogo? Vivem se perguntando. E quando ouvem dizer que Sócrates (o grego) foi o maior deles e que Marx (o judeu alemão) revolucionou radicalmente os postulados e as crenças sociológicas de sua época, se tornam ainda mais céticos. Abaixo Sócrates e abaixo Marx! Resmungam com o punho direito levantado. Curiosamente, durante os anos da Ditadura Militar, todo mundo se lembra, os alunos de Ciências Sociais eram suspeitos a priori e os da filosofia e da psicologia/psicanálise eram empurrados brutalmente para fora das fronteiras.
É evidente que se isto se repetir agora, será a morte definitiva das universidades, delas que já estão mais do que capengas e beirando ao juízo final... 
Deve ter sido um lapsus do novo ministro! Resmungava uma velhinha que esta na cátedra há quase trinta anos.
 Porque - continuava - qualquer um sabe que a sociologia, a filosofia, a antropologia e a psicologia são os pilares fundamentais das universidades. E que é impossível pensar a matemática e a arquitetura sem os pressupostos filosóficos. Que é impossível praticar a medicina sem os saberes da antropologia e da psicanálise. Entender a economia, a história e a própria política sem os saberes da sociologia. E que se isto vier a acontecer estaremos fundando uma nova fábrica de imbecis! 
Não sejamos burros! 
A idéia do: Comigo é 8 ou 80! Assim como a da Ordem & Progresso são de uma pobreza fenomenal, pois entre os dois números existem outros 72! 
E depois.., é importante lembrar que quem não teve estas matérias em sua formação básica, tem dificuldade para  interpretar e entender até as noticias de um jornaleco de periferia... E, por fim, é importante deixar claro que são os saberes dessas especialidades que turbinam as entrelinhas tanto dos textos como da vida...
Mas e vale lembrar que não é só o Presidente da República e seu Ministro que têm esse preconceito contra essas áreas. O conceito negativo é quase geral.  
Quem é que ainda não ouviu uma das malignidades abaixo sobre e contra os profissionais dessas áreas:
1. Todo psicólogo precisa de um psiquiatra!
2.  Os Centros Acadêmicos de sociologia normalmente se confundem com bocas de fumo!
3. Cinco ou seis filósofos juntos já caracterizam uma passeata gay!









3 comentários:

  1. https://www.youtube.com/watch?v=A28jQbg5NtI

    ResponderExcluir
  2. https://www.youtube.com/watch?v=uZzoaG6iHqw

    ResponderExcluir
  3. https://www.youtube.com/watch?v=eH2PUoCrW0g

    ResponderExcluir