quarta-feira, 14 de novembro de 2018

Pruitt-Igor & Brasília / Ou: As ruínas da modernidade...


"Olhe por cima de seu ombro, você está fazendo muitos inimigos. E, nesta cidade, vadias são enterradas".
Sara Shepard



Pruitt-Igor
Brasília
No segundo capitulo do livro La trampa de la diversidad (Las ruínas de la modernidad) o autor (Daniel Barnabé) dedica umas cinco páginas a grandes projetos arquitectónicos dos anos 60,70, sem contudo mencionar Brasília e nem mesmo Niemayer. Faz uma apresentação especial do Complexo residencial urbano conhecido por Pruitt-Igor, projectado e construído em 1955, na cidade de Saint Louis (Missouri) pelo arquiteto japonês Minoru Yamasaki e que foi demolido a dinamites nos anos 72/76.
O que chama atenção neste assunto é:

1) a semelhança arquitetônica desta, com a construção de Brasília; (Ou será que qualquer semelhança é mera coincidência? 

2) o sucateamento descarado dos prédios, dos apartamentos, das paredes, das ruas e viadutos, (das duas) como se tivessem sido feitos deliberadamente para albergar burocratas de segunda classe, semi-pobres junto a uma legião de subalternos e do lupemproletariado; 

3) que Pruitt-Igor foi arquitectada e inaugurada em 1955 e Brasília em 61. 

4) que provavelmente Bsb, com o pretexto de modernidade e dos baixos custos, foi baseada nos núcleos suburbanos fodidos de outros países (como esse do Missouri, como a banlieue de Paris e como os cortiços verticais do leste europeu)... 

Mas.., o mais importante disso tudo, é Pruitt-Igor (essa merda suburbana ) ter sido demolida com bananas de dinamite menos de três décadas depois de ser inaugurada, e por razões diversas, principalmente por não cumprir adequadamente com as funções de urbanidade e de civilidade... Outra curiosidade no texto, é que Le Corbusier é citado enquanto o velho Niemayer... não. 



2 comentários: