domingo, 4 de novembro de 2018

O primeiro manicômio do mundo e o Halloween

Por aqui também costumam fazer 
 o teatro do Halloween. Na semana passada em cada esquina havia um idiota pronto para assustar-te. Na esquina do Corte Inglês, sob as marquises da FENAC, no meio de indigentes, tocadores de acordeão ou de violino, pequenos ladrões traficantes, malandros, pederastas, madames, músicos mexicanos, turistas, salteadores mambembes, putinhas disfarçadas, um gaiteiro italiano tocando Bella Tchau, bella ciao... bella ciao...vendedores africanos, um casal de farsantes tomando uma sopa salpicada com herbes de provence, no mesmo prato, nos fundos de um restaurante armênio ... Filas imensas de jubilados (aposentados) para comprar bilhetes de loteria (el gordo) ou para entrar num show de flamengo...Cachorros com frio e olhar melancólico amenizando a solidão de desterrados... Uma cigana húngara (Rumungre!?) é expulsa de um café. Houve festas, bebedeiras e as ruas principais amanheceram com sinais de vomitos e de outras improvisações escatologicas. Madrid a qualquer dia e a qualquer hora parece um circo, uma festa, uma quermesse... Nem precisa ser dia de halloween ou da padroeira Almudena...
As montanhas ao redor da cidade
se cobriram de neve e é ridículo ver até imigrantes africanos, sul e latino-americanos, tropicalizados e numa merda total, enrolados em seus roupões de terceira, com meia garrafa de vinho vagabundo no bolso e fazendo esse papel de babacas por aí... Costume + ou - infanto-juvenil que foi levado da Irlanda para os EEUU e de lá se espalhado pelas Américas menores... Dizem que se originou entre as tribos celtas como maneira de escamotear o medo da morte, dos mortos, dos esqueletos e dos espíritos de outros  mundos e etc... Qual seria a intenção e a história verdadeira? O susto com caveiras, esqueletos, gritos e outras bobagens serveria para quê?
Por coincidência, lendo hoje a tarde o livro Mi viaje alrededor de la locura, de Angel M. de Lera, soube que o 'primeiro' manicômio do mundo (?) foi fundado aqui em Valencia, por um tal don Martin II de Aragon, no século XV , e que a terapêutica dispensada aos doentes mentais  era a base de emplastros de pulmões de pombas, entranhas de cachorros e sangue retirado das orelhas dos asnos... E que, além das solitárias, se costumava jogar agua fria nos pacientes e assusta-los com a aparição de fantasmas, de esqueletos, com gritos ou jogando-os em porões cheios de ratos... Que tal? Como não lembrar dos trens de nossa velha Barbacena? E será que essas brincadeiras infames do halloween não têm alguma de suas raízes também por lá? Ou pelos antigos e famosos asilos belgas de Geel? Ou nos porões de La nave de los locos???

4 comentários:

  1. https://www.google.com.br/search?q=antigos+manicomios+no+oriente+m%C3%A9dio&tbm=isch&source=iu&ictx=1&fir=t7qIrv4kcySzFM%253A%252CtxrpPdSdrYEmOM%252C_&usg=AI4_-kSVblTAvLFQrJl4wXMMSg1E2OuR2Q&sa=X&ved=2ahUKEwjjppKUxrveAhUrLcAKHf_5BwMQ9QEwDnoECAQQBA#imgrc=t7qIrv4kcySzFM:

    ResponderExcluir
  2. https://www.youtube.com/watch?v=opsZ3L-XsOU

    ResponderExcluir
  3. https://www.youtube.com/watch?v=fjWkOClttxU

    ResponderExcluir
  4. https://www.youtube.com/watch?v=xO6iiFhRypo

    ResponderExcluir