sábado, 10 de novembro de 2018

Biblioteca e sanatório mental...

Uma leitura fundamental, principalmente para quem costuma frequentar bibliotecas é este livro do Gilbert K. Chesterton: Lectura y loucura, tradução de Lunacy and Letters que, apesar de ter sido escrito em Londres em1958, tem plena vigência, não apenas por aqui, (nas cidades hospício européias) mas em qualquer grande biblioteca, inclusive latino-americana. 
Para onde ir? Se perguntam os verdadeiramente transtornados, quando amanhece o dia. Para a biblioteca lhes responde uma voz sacana e maliciosa saída dos labirintos do inconsciente... E ali, no meio de prateleiras empoeiradas e cheias de ácaros, em companhia de milhares de outros loucos (autores) passam os dias delirantes de suas existências... fingindo que a vida tem algum sentido... Enquanto, lá fora, os lobos ignorantes uivam... E la nave va...



Já na página 7 do livro (são 260) se pode ler: "São numerosos os indícios que nos levam a conclusão, verdadeiramente assombrosa, de que a Biblioteca do Museu Britânico, além de seus múltiples serviços, desempenha muitas vezes as funções de um sanatório mental...". E mais adiante, na página14: "Los riesgos de enajenación mental que conlleva la literatura se deben no tanto al amor por los libros como a la indiferença hacia la vida, los sentimentos y  todo cuanto aparece reflejado en los libros..."

Nenhum comentário:

Postar um comentário